Temas de Capa

Prós e Contras

electric car - pros contras - milenio stadium

 

Nada melhor do que procurarmos saber mais com quem sabe. Seja pela experiência como proprietário de veículos elétricos ou pelo conhecimento aprofundado que têm desta, relativamente nova, realidade. Vale a pena o investimento inicial? Quais são as vantagens e desvantagens? O que será o futuro? Os olhares são diferentes, as experiências também serão, mas todos convergem, pelo menos, num ponto – o mercado automóvel será, mais tarde ou mais cedo, dominado pelos veículos elétricos. É uma questão de dar tempo ao desenvolvimento de uma tecnologia mais adaptada às necessidades dos dias de hoje e também de os preços de investimento inicial se tornarem mais acessíveis ao consumidor médio.

 


Orlando Joaquim (com a ajuda do seu filho, Matthew Joaquim, que é engenheiro elétrico)

Milénio Stadium: Um dos fatores que tem tornado os veículos elétricos atrativos para cada vez mais pessoas tem sido o facto de serem “mais amigos do ambiente” do que os carros a gasolina. O que pensa sobre esta afirmação?
Penso que algumas pessoas consideram genuinamente o ambiente quando compram um veículo elétrico ou híbrido, mas penso que um motivo principal é o elevado custo da gasolina e o estatuto e novidade associados a veículos elétricos como Tesla. Se o ambiente fosse a principal consideração e as pessoas pesquisassem a pegada de carbono da cadeia de fornecimento de veículos elétricos, em particular as baterias, nunca comprariam um. Na minha opinião, o automóvel elétrico não elimina as emissões de carbono… transfere as emissões do ciclo de “utilização” do veículo para o ciclo de “produção” do veículo.
Isto é ainda mais verdade em áreas onde a eletricidade é gerada por combustíveis fósseis. Uma outra complicação é a fonte de metais raros necessários para as baterias, bem como o fabrico e eliminação das baterias, que neste momento é dominado pela China.

MS: Qual é a sua avaliação sobre a relação qualidade/preço?
A tecnologia é demasiado nova para avaliar devidamente a fiabilidade a longo prazo, especialmente num clima mais exigente como o nosso. Os veículos elétricos têm menos peças móveis do que os veículos tradicionais; no entanto, sabemos que o nosso clima frio afeta a autonomia da bateria em até 50% … o que exige que o condutor esteja muito mais atento à duração da bateria do seu carro, ao estilo de condução, e à acessibilidade às estações de carregamento. Numa nota pessoal, eu hesitaria muito em viajar longas distâncias no meio do inverno com um veículo elétrico, especialmente fora dos centros urbanos onde as estações de carregamento são raras, senão inexistentes.

MS: Há quem apresente como vantagem o facto de os veículos elétricos não necessitarem de trocas de óleo e de outros componentes (tais como travões, filtros, correias…) ou necessitarem de ser trocados com menos frequência. Ao equilibrar os custos de manutenção de um carro elétrico e de um carro “normal”, qual deles é mais barato para o seu proprietário?
Sim, a manutenção regular é muito inferior à dos veículos convencionais, mas não é necessariamente mais barata se/quando são necessárias reparações. De facto, pode ser muito mais caro porque os componentes e a manutenção são normalmente propriedade do fabricante e só estão disponíveis através do fabricante… o que não é um problema até que se saia da garantia. Certas companhias também se têm destacado pela má qualidade dos veículos de marca nova. Além disso, a barreira para entrar é atualmente muito mais alta do que um veículo tradicional, portanto, mesmo no caso de não ser necessária qualquer manutenção, o preço de compra inicial pode ser demasiado elevado para que a pessoa média a possa considerar seriamente.

MS: Por outro lado, as baterias têm sido apontadas como uma das principais desvantagens da compra de um veículo elétrico. Na sua opinião, será este argumento de “contra” bem fundamentado?
Creio que sim! A cadeia de fornecimento da produção de baterias tem um grande impacto ambiental e o seu ciclo de vida atual também levanta algumas questões éticas. As próprias baterias são muito caras e as reparações, se necessárias, são extremamente laboriosas e dispendiosas. Além disso, a carga e os tempos de espera associados ainda são um inconveniente significativo quando reparadas com combustíveis tradicionais… isto é particularmente verdadeiro em condução de longa distância.

MS: Quais são as vantagens e desvantagens que devem ser ponderadas por aqueles que consideram a compra de um veículo elétrico?
Acho que se trata de uma questão de vida… se se vive numa grande área urbana onde não se conduzem longas distâncias e se se tem a disponibilidade de estações de carregamento, bem como o simples acesso a centros de manutenção, então os veículos elétricos são provavelmente uma alternativa melhor a longo prazo do que os veículos tradicionais. Se for obrigado a percorrer longas distâncias; se viver fora dos centros urbanos ou numa área mais remota com menor disponibilidade de estações de recarga públicas; se viver em áreas com um inverno rigoroso; ou se for alguém que faz a maioria da sua própria manutenção e reparações no seu veículo, então eu recomendaria contra veículos elétricos.

MS: Acha que os veículos elétricos irão efetivamente dominar o mercado automóvel a curto prazo?
Penso que se os preços se tornarem mais acessíveis para a pessoa média, então poderá ser possível que os veículos elétricos dominem o mercado nos principais centros das cidades. Ainda tenho dificuldade em ver indivíduos a viver fora dessa área ou em áreas mais remotas a transitar para esse tipo de veículos. Além disso, para que os veículos elétricos dominem o mercado automóvel, serão necessárias grandes atualizações à nossa infraestrutura elétrica, uma vez que estes novos veículos colocarão uma enorme procura na nossa rede para que a maioria dos lares carreguem vários veículos. Para satisfazer esta procura, a produção de energia em grande escala terá de aumentar a par do crescimento dos veículos elétricos.

 


Renan Ledoux

MS: Um dos fatores que tem tornado os veículos elétricos atrativos para cada vez mais pessoas tem sido o facto de serem “mais amigos do ambiente” do que os carros a gasolina. Que opinião tem sobre esta afirmação?
Concordo em parte, quando você fala do carro elétrico inicialmente é empolgante porque você acaba tirando do fator principal a queima do combustível fóssil, porém quando você vai mais fundo no pensamento você depende da planta energética de onde você vive e se ela é 100% limpa. Se for uma planta termo elétrica indiretamente você está poluindo também! E em um segundo momento o fato do descarte das baterias que hoje são feitas de lithium que não é reciclável e que dependo do descarte, também causa sérias consequências para o meio ambiente! Por fim, o carro elétrico parece ser uma coisa 100% eco friendly mas ainda tem outros fatores para se levar em conta!

MS: Que avaliação faz da relação qualidade/preço?
No meu caso, dirigindo um Tesla, gosto bastante da qualidade e da tecnologia que vem agregada ao carro que é diferente de outras marcas de luxo!

MS: Há quem apresente como vantagem o facto de os veículos elétricos não necessitarem de mudanças de óleo e de ser menos frequente a necessidade de troca de outros componentes (como por exemplo travões, filtros, correias…). Pondo na balança os custos de manutenção de um veículo elétrico e um “regular”, qual deles fica mais em conta para o respetivo proprietário?
Esse é um dos diferenciais a longo prazo dos carros elétricos, o custo zero em manutenções periódicas de tempos em tempos! Você ganha em praticidade! Comparando com um carro da mesma faixa de preço, mas a combustão o carro elétrico tem essa grande vantagem!

MS: Por outro lado, as baterias têm sido apontadas como um dos principais elementos de desvantagem na aquisição de um veículo elétrico. Este argumento “contra” tem algum fundamento, na sua opinião?
As baterias dos carros elétricos vêm evoluindo com o decorrer do tempo! Hoje, no meu caso 100% de bateria me dá 460km isso é suficiente para dirigir por dias! Você vai sentir uma diferença quando você for para uma longa viagem na qual você precise parar duas vezes por cerca de 30 a 40 minutos cada parada para uma viagem de 1000 km! No caso da Tesla é muito confortável você fazer essas viagens pois ela preparou ao longo das rodovias as estações de cargas e você utiliza o gps do carro para planejar toda sua viagem e o carro faz o cálculo de onde e quanto tempo você precisa ficar em cada parada! É muito prático!

MS: Quais são as vantagens e desvantagens que devem ser ponderadas por quem considera a hipótese de adquirir um veículo elétrico?
Tem muitas vantagens e acredito que com a evolução, a cada ano, das tecnologias vai se tornar cada vez melhor!
Como principal benefício hoje é cortar os gastos e paradas para reabastecer no seu dia a dia, você vai dirigir durante seu dia e ao voltar para casa, conectar seu carro no carregador e no outro dia de manhã terá 100% de bateria para utilizar!
Eu não digo uma desvantagem, mas você terá que mudar seu estilo de viagem, hoje um carro a combustão proporciona um alcance de 700 km, até mais, com um tanque! No elétrico é necessário fazer uma parada para pegar um café e deixar o carro carregando por alguns minutos! Mas proporciona uma viagem mais segura e confortável!

MS: Considera que os veículos elétricos vão efetivamente dominar o mercado automóvel a curto prazo?
Acredito que sim, com crescimento da demanda novas marcas estão entrando no mercado e consequentemente os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas químicas de baterias com maior autonomia já estão no horizonte de desenvolvimento! E uma infraestrutura está sendo preparada e veremos no decorrer da próxima década os postos de gasolina irem morrendo pois não será necessário mais ir em algum lugar para carregar o carro! Qualquer parking lot pode ter um carregador e consequentemente você deixa seu carro carregando enquanto está notrabalho, no supermercado ou fazendo qualquer outra coisa do seu dia a dia! Sim, o carro elétrico substituirá boa parte da frota nos próximos 15 anos!

 


Antony Greenhalgh (Engenharia Mecânica)

MS: Um dos fatores que tem tornado os veículos elétricos atrativos para cada vez mais pessoas tem sido o facto de serem “mais amigos do ambiente” do que os carros a gasolina. Que opinião tem sobre esta afirmação?
Concordo plenamente pois por cálculo, mesmo que a eletricidade usada pelo o carro elétrico (EV) seja gerada 100% pelo mesmo petróleo que abasteceria um carro de combustão interna a gasolina (ICE), será utilizado menos petróleo por quilometragem rodada no EV. Sem mencionar a vantagem de poder incluir facilmente no abastecimento do EV as energias renováveis e que as emissões de gases não ocorrem diretamente próximo às pessoas dentro das cidades. Em Ontário as energias limpas são: ~34% nuclear, ~23% de hidroelétrica e ~12% eólica um total de quase 70%. Pode se dizer até o carro é movido à energia nuclear 😉

MS: Que avaliação faz da relação qualidade/preço?
O Tesla Model 3 que possuo ainda tem um preço alto com menos luxo em comparação a um veículo ICE de mesmo custo (que equiparado em valor estaria uma categoria acima). Mas o baixo ruído, a aceleração rápida e automações exclusivas da marca fazem valer a pena. Vejo hoje que a qualidade dos EV se equipara aos dos ICE e começa a ultrapassar os mesmos.

MS: Há quem apresente como vantagem o facto de os veículos elétricos não necessitarem de mudanças de óleo e de ser menos frequente a necessidade de troca de outros componentes (como por exemplo travões, filtros, correias…). Pondo na balança os custos de manutenção de um veículo elétrico e um “regular”, qual deles fica mais em conta para o respetivo proprietário?
Sim os EVs possuem muito menos manutenção (tendo ao menos 500x menos peças móveis) e não há qualquer visita programada/exigida pela montadora a concessionária para que seja assegurada a garantia de 4 anos (geral) e 8 anos (motor e bateria). Pelas minhas contas a economia em manutenção e combustível durante um prazo de 6 anos ou ~120,000 km se aproximam a 20k CAD. Quando o preço de um EV for igual ao de um ICE de mesma categoria não haverá razão de se comparar um carro ICE.

MS: Por outro lado, as baterias têm sido apontadas como um dos principais elementos de desvantagem na aquisição de um veículo elétrico. Este argumento “contra” tem algum fundamento, na sua opinião?
Sim e não, pois as tecnologias antigas de bateria são realmente um problema pela sua construção, formulação química e controle de temperatura (ainda há veículos à venda com essa tecnologia antiga). Mas os mais modernos já não têm esses problemas com previsão de durabilidade da bateria na ordem de 300.000 a 500.000 km e os mais novos até 1.000.000 km e vem aumentando. Esses veículos provavelmente serão retirados do mercado e suas baterias utilizadas para outro propósito.

MS: Quais são as vantagens e desvantagens que devem ser ponderadas por quem considera a hipótese de adquirir um veículo elétrico?
Na minha experiência as vantagens são: custo por km rodado, baixa manutenção, rápido, ágil, baixo ruído, não há troca de marcha, permanecer com o carro ligado (som, aquecimento ou ar condicionado) sem se preocupar com os gases de exaustão, precisar ir ao “posto” somente em viagens longas (acima de ~250 km), esfriar ou aquecer o veículo antecipadamente ao seu uso (eu praticamente não limpo mais neve de cima do carro pois derrete tudo ao aquecer com antecipação ao uso). Já as desvantagens são: necessidade de programar a viagem com mais cuidado para poder carregar o carro (mas com prática fica fácil e a cada dia surgem mais pontos de carga), tempo de carga maior que o de abastecer o veículo a combustão (ICE), baixa autonomia (mas somente nos modelos mais baratos), veículo com peso maior portanto os pneus gastam um pouco mais rápido, ter um ponto de carga em casa é obrigatório para aproveitar o “tanque cheio” de todas as manhãs (carregar durante a noite) o que pode ser impossível em alguns condomínios.

MS: Considera que os veículos elétricos vão efetivamente dominar o mercado automóvel a curto prazo?
Certamente irão dominar o mercado, mas não a curto prazo (< 5 anos) pois o preço de um EV não está na mesma paridade de um ICE e sua produção ainda é bem limitada pela atual capacidade de produzir as baterias. Para carros de passeio esta é uma mudança inevitável, irreversível e incondicional.

Madalena Balça/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER