ViagensBlog

Livraria Lello no Porto – Uma das mais belas livrarias do mundo

Livraria Lello no Porto-portugal-mileniostadium
Credito: DR

Simplesmente conhecida como Livraria Lello, é na baixa do Porto, na Rua das Carmelitas, que encontramos aquela que é considerada para muitos como a Mais Bela Livraria do Mundo. 

Inaugurada em 1906 no centro histórico da cidade, mais precisamente a 13 de janeiro, evento ao qual assistiram como convidados alguns dos mais notáveis portugueses da época, este então designado imóvel de interesse público, por se destacar dos restantes edifícios que o circundam, é hoje em dia, mais de cem anos depois, visitado por mais de 1 milhão de pessoas por ano. Em estilo neogótico, todo o seu interior emana tanta beleza que nos deixa extasiados. A escadaria que nos surpreende pelas suas voltas e volúpias, levando-nos ao piso superior, as inúmeras estantes repletas de livros, o cheiro a madeira que se funde com o cheiro a papel dos inúmeros livros expostos, a cor das publicações e encadernações, o vibrato das muitas exclamações de quem ali entra pela primeira vez, fazem desta visita, um acontecimento único. Foi, no entanto, pela mão de J. R. Rowling, escritora de Harry Potter, que morou na cidade do Porto, que se acredita que a escadaria da Livraria Lello, terá sido a inspiração para a livraria onde Harry Potter conheceu Gilderoy Lockhart, no livro Harry Potter e a Câmara dos Segredos. Terá sido talvez este, um dos grandes impulsos para catapultar a Livraria Lello dos guias da cidade do Porto, para o mundo, dando-a ainda mais, a conhecer, tornando-a imperdível para quem visita a cidade e inesquecível para quem a visita.

Desde os vitrais, ao magnífico tecto, às esculturas que representam os mais famosos escritores portugueses, tudo é belo e único. Mais um aniversário se completou na passada semana, e como é habitual, aqui lhe desejamos, Muitos Anos de Vida! 

Não perca a sua visita! Venha daí!

Luísa Silva Geraldes/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER