Saúde & Bem-estarBlog

Vivendo a realidade de forma plena

Esses dias, conversando com um amigo, refletimos sobre o fato de que nunca apreciamos verdadeiramente o que está posto em nossa vida! Há sempre algo mais a realizar, algo mais a ser preenchido para que, aí sim, surja a felicidade. Só que isso nunca acontece, pois, quando se tapa um buraco, imediatamente aparece outro ao lado para ser tapado também.  Quando, por exemplo, compramos um carro novo, pelo qual tivemos muito empenho em conseguir, ficamos felizes. Mas, essa felicidade dura pouco. Assim é com celular, computador, casa, emprego… depois que conseguimos realizar um desejo, em pouco tempo estamos insatisfeitos e, de novo, em busca de outras conquistas. É a tal corrida insana dos ratos, em looping infinito.

Vivendo a realidade de forma plena-saude-mileniostadium
Créditos: DR.

Quando tive o insight dessa insatisfação constante, me dei conta de que vivo numa espécie de sonho. Ou melhor, vivo uma sucessão de sonhos. Parece que não estou consciente da realidade. Senti como um soco no estômago quando me dei conta dessa sensação de estar apenas sonhando. E o pior de toda esta situação é que não sou eu a única que vive dessa forma.

A maioria de nós vive essa busca frenética de satisfação e contentamento sem nunca pararmos para experienciar a plenitude do mundo real. Fomos educados desde sempre a desejar, a querer sempre mais, a consumir desenfreadamente, a preencher nosso vazio com drogas de todos os tipos e, com isso, nos distanciamos cada vez mais da simplicidade, do que é essencial.  Esse condicionamento nos faz  permanecer nessa camada de sonhos infinitamente. Por outro lado, ao refletirmos de forma mais profunda sobre o nosso modo de vida, podemos vislumbrar ou ter insights de que precisamos acordar, nos tornar presentes em nossa vida real. Acontece que esse processo de estar presente ou consciente é muito difícil e trabalhoso.

As várias tradições espiritualistas existentes, nos indicam caminhos e explicações que podem nos ajudar a sair dessa corrida de ratos. Cada uma a seu modo, traçam diretrizes que são escolhidas de acordo com as nossas aptidões e culturas. Particularmente, aprecio algumas técnicas budistas, que podemos adotar em nossas vidas, gratuitamente, dentre elas, a meditação! Reaprender a viver através da meditação nos possibilita tirarmos o véu da ilusão dos nossos olhos e exercitarmos a capacidade de viver o aqui e agora. Viver  plenamente os pequenos e grandes momentos que fazem parte da nossa verdadeira realidade.

A vida é uma só, por que não tentar? Vamos juntos viver de verdade?

Adriana Marques/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER