Saúde & Bem-estarBlog

Vamos ver a bola?

Bem, parece que não se fala de outra coisa por estes dias, verdade? O Euro2020, ainda que com um ano de “atraso”, arranca hoje (11) – finalmente! Está de volta a euforia e a ansiedade de ver a nossa seleção em campo!

Vamos ver a bola-saude-mileniostadium
Créditos: DR

E por falar em ansiedade… quando nos sentimos mais nervosos temos tendência para cometer alguns erros: um deles é, por exemplo, “atacar” as unhas – que não têm culpa nenhuma e muitas vezes até ficam a sangrar (#salvemasunhas) -, e o outro é “afogar as mágoas” em comida. Comida essa que normalmente consiste em aperitivos com bastante sal, gordura e “regados” com quantidades generosas de álcool. Receita para o desastre, não?

E que tal desta vez reunir a família ou amigos (os mais próximos e sempre em segurança!) à volta de uma mesa de petiscos mais saudável, equilibrada, menos calórica mas igualmente deliciosa? Tomem nota de algumas alternativas para os surpreender!

Frutos secos

Eles são ricos em gorduras boas e antioxidantes e, portanto, são sempre uma boa opção de snack. Para além disso são uma ótima fonte de energia, promovendo uma maior sensação de saciedade: experimentem colocar na mesa castanhas, nozes, pistácios, amêndoas e/ou avelãs, mas evitem os que possuem adição de sal ou açúcar.

Milho cozido

Este é um aperitivo delicioso e muito fácil de preparar! Só têm que usar ou uma lata de milho cozido (lavem-no bem antes de consumir) ou ralar uma espiga e temperar com sal e pimenta! Este cereal é uma fantástica fonte de vitamina A, folato e tiamina, que são fundamentais para o desenvolvimento celular e para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. Além disso, é rico em fibras, contribuindo para a saúde do nosso intestino.

Pipocas

Continuamos neste cereal que, como podem perceber, é também bastante versátil. E quando vos falo em pipocas é claro que não me estou a referir às “de cinema”, carregadas de açúcar! Na realidade, as pipocas podem ser um snack bastante saudável, desde que preparadas da forma correta! Coloquem duas colheres de sopa de óleo de coco num tacho e juntem meia chávena de milho. No final polvilhem com canela ou qualquer outro topping que for do vosso agrado! Se preferirem pipocas salgadas podem, por exemplo, temperá-las com um pouco de sal, pimenta e cúrcuma.

Grão de bico

Pode até parecer estranho, mas acreditem que vão adorar quando experimentarem! Vão precisar de uma lata (cerca de 500 gramas) de grão de bico cozido, duas colheres de sopa de azeite, uma colher de chá de orégãos, de alho moído e de pimentão doce, piripiri, flor de sal e alecrim a gosto! Liguem o forno a 200º, sequem bem o grão de bico depois de escorrido com papel absorvente e, numa taça, misturem o azeite com todas as especiarias, ervas aromáticas e piripiri. Envolvam o grão de bico nesta mistura e depois distribuam o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levem ao forno durante cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando. Deixem arrefecer e deliciem-se!

Tomate cereja com mozzarela de búfala

Um snack fresco e que é muito fácil de fazer! Fatiem os dois ingredientes e temperem com orégãos e com um fio de azeite.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER