Treino a dois
Esta terça-feira (14) “pombinhos” por todo o mundo celebraram mais um Dia de São Valentim. As propostas para assinalar esta data acabam por se repetir de ano para ano e baseiam-se, por norma, em almoços, jantares, escapadinhas, massagens, uma ida ao cinema e/ou troca de presentes… tudo “regado” com uma boa dose de romantismo, é claro! Mas apesar deste Dia dos Namorados já ter passado, não quer dizer que não possamos aproveitar a deixa para agarrarmos na nossa cara-metade – ou amigo ou familiar (solteiros também são gente, verdade?) – e fazermos aquilo a que tomei a iniciativa de apelidar de “Valentine’s workout”! Vai, com toda a certeza, deixar o vosso coração a palpitar!
Se muitos casais culpam o início de uma relação pelos números inflacionados na balança – afinal, os jantares gulosos acompanhados, não raras vezes, por uns simpáticos copos de vinho ou outra bebida alcoólica têm tendência a tornar-se mais frequentes – o que é certo é que é sempre possível seguir uma rotina mais disciplina e manter (ou até melhorar) a forma física de ambos. Na realidade, a ajuda e motivação que o casal pode dar um ao outro pode ter uma influência muito positiva quando se trata de alcançar um estilo de vida mais saudável.
Treino em dupla
A série de exercícios que vos proponho podem e devem ser feitas entre duas pessoas – e isso significa não só que pode ser realizada por um casal como também por amigos. familiares… e, quem sabe, até pode ser uma boa forma de, se estiverem solteiros, ficarem a conhecer alguém melhor.
Assim, podem optar por duas modalidades de treino: se forem Iniciantes realizem dois circuitos com 12 repetições de cada exercício. Se estiverem num nível intermédio optem por três circuitos com 15 repetições de cada exercício e para o nível avançado realizem os mesmos três circuitos mas com 20 repetições de cada exercício e menos tempo de descanso.
Preparados? Vamos a isso!
Prancha
Coloquem-se em posição de prancha, de frente um para o outro. Levantem a mão direita e batam uma na outra, à frente. Façam o mesmo com a outra mão.
Prancha com burpee
Uma das pessoas fica em posição de prancha e a outra fica em pé ao seu lado – essa pessoa irá então saltar por cima da zona das pernas/costas da outra e fazer um burpee. Depois terá que se levantar e repetir o processo para o outro lado.
Correr no lugar
Durante 10 segundos devem correr sem sair do lugar. Se quiserem dificultar a tarefa podem sempre levantar os joelhos, realizando um skipping alto.
Leg press
Uma das pessoas precisa de se deitar de barriga para cima e levantar as pernas. Os pés devem então apoiar-se no peito da outra pessoa, que deve manter o corpo inclinado e funcionar como “peso”. Depois a pessoa que está deitada terá que flexionar os joelhos o máximo que conseguir. Se pretenderem elevar a fasquia, a pessoa que estiver em pé pode exercer força contrária ao movimento das pernas.
Agachamento de mãos dadas
De pé, afastem as pernas à largura dos ombros e deem as mãos, cruzando os braços. Depois, agachem ao mesmo tempo, sempre com os braços esticados.
Agachamento unilateral
Continuamos nos agachamento! De frente um para o outro, deem a mão direita. Depois apoiem-se unicamente no pé direito, estendam a perna esquerda e agachem tão baixo quanto conseguirem e repitam o movimentos com a outra perna.
Ponte e tríceps
Enquanto uma das pessoas se deita no chão e eleva o quadril, a outra, virada de costas, irá apoiar as mãos nos joelhos do/a parceiro/a, com os dedos voltados para seu próprio corpo. Depois precisa de fazer o movimento para exercitar os tríceps, que consiste em dobrar os cotovelos até formar um ângulo de 90° e levando o rabo em direção aos pés.
Burpee
Só o nome já assusta não é? Mas vá lá, não desistam! Com o abdominal sempre contraído, coloquem-se em posição de prancha, saltem e tragam os pés para a frente mantendo as mãos no chão e depois levantem-se, num forte salto. Podem, nesse momento, tocar com as mãos um no outro. Repitam o movimento durante 20 segundos.
Abdominal
Uma das pessoas deita-se, com os pés no chão e a outra fica em pé, a pisar nos pés do outro. As pernas de quem está deitado devem ficar sempre em linha com os ombros para não magoar nem forçar a coluna. Levantem o queixo e levantem a parte superior do corpo fazendo força apenas na zona abdominal. Quando subirem, batam com as mãos um(a) no(a) outro(a). Lembrem-se de inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
Inês Barbosa/MS
Redes Sociais - Comentários