Saúde & Bem-estar

Tosse? Nem pensar!

xarope - tosse - milenio stadium

 

Não temos que fazer um esforço muito grande para nos lembrarmos de coisas que nos conseguem irritar. É claro que cada um de nós tem o seu feitio e personalidade, e por isso reagimos de forma diferente às situações… mas pensem lá comigo:uma cozinha virada do avesso, um/a companheiro/a que começa a ressonar quando mais precisamos de descansar, o comboio que chega atrasado quando não há outra hipótese senão sermos pontuais, alguém que insiste em nos interromper enquanto estamos a contar uma história ou até aquele “sabichão” que questiona tudo aquilo que lhe é explicado – são ou não são coisas que conseguem tirar do sério até o mais calmo dos seres humanos?

Mas a esta lista – que com certeza poderia ser bastante mais longa – queria acrescentar uma outra situação que, pelo menos a mim, também me consegue irritar bastante: a tosse! É daquelas coisas que é incómoda não só para quem sofre dela como também para quem está à volta, não concordam?

Este é um mal típico da estação que atravessamos e também do inverno e portanto nada melhor do que nos protegermos dele, certo? Mas se por acaso o “bichinho da tosse” já vos atacou com certeza não vão dizer que não a todo e qualquer truque que o faça ir embora! E como em tantas outras situações, os nossos avós têm razão quando dizem que a cebola é um poderoso remédio para a tosse.

Este alimento, tão presente na nossa alimentação, é capaz de aliviar este sintoma incómodo já que possui uma grande quantidade de uma propriedade chamada polifenois – é, na realidade, graças a eles que atribuímos à cebola propriedades anti-inflamatórias e calmantes para as vias respiratórias. Mas há mais: ela também possui vitamina C, que nos ajuda a reforçar o sistema imunitário – algo de extrema importância durante todo o ano, mas sobretudo durante o outono e inverno.

Uma curiosidade: sabiam que a cebola liberta uma pequena quantidade de vapores? Se os inalarmos, também vamos sentir um alívio da tosse!

Mas há outras formas de usarmos este legume tão versátil: há quem deixe, simplesmente, uma cebola cortada ao meio no quarto da pessoa que está doente (ainda que não existam provas científicas da sua eficácia) mas também podemos tomá-la em chá ou xarope. É importante notar, no entanto, que a cebola só deve ser utilizada em situações de tosse não vírica, em que não existe febre e/ou expetoração.

 

xarope - tosse - milenio stadium

 

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER