Tire as metas para 2025 do papel!
Exercício físico, alimentação, bom sono, saúde mental e acompanhamento médico: tudo isto será essencial para viver melhor neste novo ano.
Pode parecer impossível, mas estes são, de facto, passos essenciais para quem quer levar uma vida mais equilibrada em 2025. Ora, vamos aos pormenores:
Faça exercício físico
É simples: mexa-se. O sedentarismo não pode (não deve…) acompanhar o ser humano.
Mas como começar? Comece por despertar para esta necessidade.
E que atividade física? Qualquer uma, desde que seja algo agradável para si. Se puder, procure orientação profissional e vá avançando devagar nessa mudança de hábitos. Tente fazer exercício com um amigo para que não seja fácil desmarcar a atividade.
Alimente-se bem
A primeira dica é: beba água. Depois evite produtos industrializados — incluindo os “falsos saudáveis”. O ideal é diminuir o consumo de processados, refrigerantes e temperos prontos. A solução passa por comer comida de verdade. Quer uma dica para nortear uma boa alimentação? Descasque mais e desembale menos. E, se for para desembalar, preste atenção aos ingredientes que estão no rótulo. Por exemplo, existem produtos com o rótulo zero açúcar que têm na sua composição a maltodextrina, que é outro nome para… açúcar. O melhor mesmo será procurar a orientação de um nutricionista.
Durma bem
O sono é um pilar essencial para a nossa saúde, junto com atividade física e alimentação. E alguns hábitos, por mais inofensivos que pareçam ser, podem estar a prejudicar a saúde do seu sono. Na verdade, o nosso corpo é como uma máquina e o sono é o principal promotor do equilíbrio interno do organismo. Tudo precisa funcionar de forma excelente e quem dá equilíbrio nos processos fisiológicos é uma boa noite de sono.
10 dicas para melhorar sua noite de sono:
- Tenha regularidade: vá dormir e acorde no mesmo horário todos os dias, incluindo fins de semana.
- Relaxe antes de dormir: ouça uma música, leia um livro, tome um banho morno, medite.
- Durma pelo menos sete horas (se for adulto).
- Mantenha o quarto silencioso.
- Bloqueie a luz: sabemos que a exposição excessiva à luz pode prejudicar o sono. Evitar luz forte ajuda na produção da melatonina, a hormona que prepara o nosso corpo para dormir.
- Evite comidas pesadas e gordurosas antes de dormir: o ideal é alimentar-se algumas horas antes de ir para a cama. Caso precise de um lanchinho, opte por algo leve.
- Nada de cigarros ou álcool: podem atrapalhar o sono e podem causar despertares noturnos.
- Faça exercício: tente manter uma rotina de exercício – 40 minutos de treino aeróbico ou de resistência quatro vezes por semana.
- Deixe o telemóvel: o ideal é tentar desconectar-se de dispositivos eletrónicos uma hora ou mais antes de ir para a cama. A luz desses dispositivos pode suprimir a produção natural de melatonina.
- Vá para cama com sono: se não conseguir dormir após 30 minutos, levante-se.
Cuide da saúde mental
As intervenções tradicionais — como a psicoterapia ou a psicanálise — podem ajudar a prestar mais atenção às próprias emoções, pensamentos ou padrões de comportamento. O momento certo para procurar ajuda profissional é quando a pessoa percebe que já não consegue lidar com as suas emoções – não consegue trabalhar, não consegue relacionar-se com os outros, está a isolar-se…
Para além das ajudas mais tradicionais, há ainda a possibilidade de recorrer às chamadas práticas alternativas – a meditação, a ioga ou o Reiki, por exemplo.
Vá ao médico
Além de adotar bons hábitos, fazer um acompanhamento médico pelo menos uma vez por ano também é recomendável. Recorra ao seu médico de família e se tiver a necessidade consultar um especialista, ele vai encaminhá-lo.
Além dos exames de rotina — sangue, fezes e urina — há uma série de outros exames de diagnóstico que devem fazer parte da monitorização da sua saúde e que serão, certamente, prescritos pelo seu médico, protegendo-o mais de doenças futuras.
MS
Redes Sociais - Comentários