Saúde & Bem-estar

Tesouro de outono

Castanhas-assadas

 

São, sem dúvida, boas… e quentes são melhor ainda! As castanhas são um alimento típico do outono e as ruas ganham outro encanto com o aroma e fumo que denunciam que ali por perto existe um vendedor ambulante pronto a fazer as delícias de quem por ali passar. Sim, eu sei que já estão a salivar só de pensar! Mas se já ninguém duvida que as castanhas são realmente deliciosas, muitos podem “contentar-se” com esta característica e não saber dos seus reais benefícios para a nossa saúde. Querem saber alguns?

Vamos concentrar-nos na castanha-portuguesa, que é o fruto seco da árvore da espécie Castanea sativa. Esta castanha tem um sabor muito leve e ligeiramente adocicado, tornando-se num alimento bastante versátil – pode, por exemplo, ser consumida crua ou até tornar-se num ingrediente de uma saborosa sobremesa – e que é comumente incluído na dieta mediterrânea.

Ao ser rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, nutrientes e minerais essenciais, a castanha oferece diversos benefícios para o nosso sistema imunológico. Para além disso, é ainda uma ótima fonte de fibras e é isenta de glúten. Mas há muito mais para saber:

REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE COLESTEROL

A castanha é uma fonte de fibras, ajudando por isso a reduzir os níveis de colesterol no sangue, já que limita a absorção do excesso de colesterol no intestino.

À semelhança de outros tipos de castanha, a castanha-portuguesa também é rica em ácidos graxos monoinsaturados, como são exemplo o ácido oleico e o ácido palmitoleico: sabe-se que a inclusão de gorduras monoinsaturadas na dieta pode não só ajudar a diminuir os níveis de colesterol total e de LDL (o chamado colesterol mau), como também aumentar os níveis de HDL (o colesterol bom) no sangue.

MENOR RISCO DE DESENVOLVER CANCRO

Voltamos às fibras: é que elas estimulam a presença de bactérias probióticas, do tipo Bifidobacterium e Lactobacillus, que são benéficas ao nosso intestino, ajudando a reduzir a inflamação e ainda algumas enzimas que se acredita poderem estar na origem de alguns cancros do intestino.

REFORÇO DA IMUNIDADE

A vitamina C que encontramos na castanha,além de antioxidante, também tem uma ação de proteção contra a ação dos radicais livres, contribuindo assim para o reforço da imunidade.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Sabiam que a castanha pode ser adstringente e antitússica? O que isto quer dizer é que podemos e devemos consumi-las em casos de diarreia e de inflamação da boca, garganta e tosse.

SACIEDADE E ENERGIA

Pela sua consistência amilácea, por serem pobres em gordura e, mais uma vez, pela qualidade e quantidade de fibras, as castanhas tornam-se no nosso melhor aliado caso o nosso objetivo seja alcançar saciedade – e basta uma pequena porção! Ao conter também um teor considerável de sais minerais, este fruto torna-se especialmente atrativo e interessante para os atletas: é abundante em potássio (530mg/100g) e em ferro, minerais essenciais no exercício físico exigente e intenso. Mas há mais: cerca de 100g de castanhas representam 10 a 15% das necessidades diárias de magnésio, especialmente importante em situações de fadiga e stress.

ALGUÉM PRECISA DE VITAMINAS?

Apenas 10 castanhas assadas têm a capacidade de fornecer 36% da quantidade diária necessária de vitamina C, 21% de vitamina B6 e 15% de ácido fólico.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER