Saúde & Bem-estar

Tem ansiedade? Estes são os alimentos que deve comer

Close-up of a glass mug with fruits and berries in a female well-groomed hands. A young woman in a sundress is eating cherries at home. Healthy snack and food. By Dasha

De acordo com o Office for National Statistics, mais de metade de nós sofre de níveis “elevados” de ansiedade, com as mulheres a apresentarem níveis mais elevados do que os homens. O número de pessoas que usam antidepressivos para combater a ansiedade está a aumentar, com a pesquisa da Bupa Global Health Insurance a mostrar que o Reino Unido está a lutar contra a ansiedade mais do que nunca. As psicoterapias estão a ser cada vez mais procuradas e as pessoas a recorrem a métodos alternativos para reduzir a ansiedade, como a alimentação.

Com base num conjunto crescente de evidências que sugerem que uma boa nutrição contribui significativamente para a nossa saúde mental – além do facto de estudos mostrarem que o stress nos faz desejar junk food – sabemos que a nossa dieta tem a capacidade tanto de ajudar como de prejudicar a nossa saúde mental.

O que comemos pode influenciar o modo como nos sentimos?

Em uma palavra: sim. Mas é uma questão complexa. “Essa relação [entre a alimentação e o cérebro] é um mecanismo fundamental na psiquiatria nutricional que continua a ser investigada”, diz a psiquiatra Uma Naidoo. “ As informações dos alimentos que ingerimos chegam ao cérebro e afetam nossa saúde mental geral”.

“Na verdade, sabia que mais de 90% dos recetores de serotonina, responsáveis pelo estado de humor e pela cognição, são encontrados no intestino? Alimentos saudáveis correlacionam-se com uma saúde mental positiva, enquanto dietas ricas em alimentos processados ​​e açucarados estão associados a sintomas de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.”

Amy Reichelt, nutricionista, concorda que dietas ricas em hidratos refinados e açúcares podem ser prejudiciais ao cérebro de várias maneiras: “As flutuações nos níveis de glicose no sangue podem afetar a estabilidade do humor devido a rápidos picos e quedas na glicose no sangue, o que pode agravar os sintomas de ansiedade.

Alimentos que reduzem a ansiedade rapidamente

#1 Amoras

Os mirtilos são repletos de antioxidantes e ricos em magnésio, que ajuda a proteger as células do stress e pode aliviar a depressão.

O nutricionista Daryl Gioffre diz: “Os mirtilos são ricos em antioxidantes, que fortalecem o cérebro e reduzem o stress oxidativo no corpo. Os mirtilos também são uma boa fonte de fibra, vitamina C e vitamina K”.

Especificamente, “os mirtilos contêm uma das maiores concentrações de antocianina, um poderoso antioxidante que contribui para a saúde do cérebro ao combater o stress oxidativo”, acrescenta. “Os mirtilos silvestres têm até o dobro do poder antioxidante dos mirtilos normais. No entanto, framboesas, amoras e morangos são ótimas frutas para comer quando estamos ansiosos.”

#2 Vegetais de folhas verdes

Espinafre e acelga são naturalmente ricos em magnésio e podem fazer com que se sinta mais calma. Um estudo de 2018 mostrou que os espinafres têm propriedades antistress e antidepressivas, enquanto outro estudo observou que os estudantes universitários se sentiam mais calmos, felizes e com mais energia quando comiam mais vegetais, especificamente folhas verdes escuras, cenouras e pepinos.

“Os vegetais são ricos em fibras prebióticas que alimentam e ajudam a manter uma abundância de bactérias saudáveis ​​no intestino, o que está associado à redução da neuroinflamação e do estresse”, diz Daryl Gioffre.

“Os alimentos prebióticos incluem aspargos, alho, cebola, folhas verdes, alcachofras, legumes, cogumelos e maçãs, entre outros. Recomendo incluir uma variedade desses vegetais na sua dieta para garantir uma diversidade de vitaminas e minerais que estimulam o cérebro, como a fibra.

#3 Chocolate preto

O chocolate preto é uma ótima fonte de magnésio e demonstrou ajudar a aliviar o stress e a ansiedade. Graças aos flavanóis do chocolate preto (que ajudam a estimular a produção de óxido nítrico no corpo), também foi demonstrado que ajuda a reduzir a tensão arterial e a aumentar o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro.

“Comer chocolate preto aumentará os níveis de magnésio no corpo, acalmando o stress e a ansiedade”, Daryl Gioffre.

#4 Ostras

As ostras são uma fonte poderosa de ácidos graxos ómega-3 e são eficazes na redução dos sintomas depressivos. Minerais como o zinco são encontrados nas ostras e podem ajudar a aliviar o stress. No entanto, senão gosta de ostras, pode obter zinco ao comer castanha de caju, carne bovina, aves ou ovos.

#5 Abacate

Rico em vitamina B – que comprovadamente ajuda a reduzir o stress e a ansiedade – o abacate liberta neurotransmissores como a serotonina e a dopamina.

Daryl Gioffre afirma: “Os abacates são repletos de minerais calmantes e vitaminas B que diminuem a tensão muscular e corporal. É também uma gordura cetónica saudável à base de plantas, que ajudará a reduzir o desejo por açúcar.

HW/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER