Saúde & Bem-estar

Quando a barriga incha, mas não desincha e o mal-estar não passa

Fat senior man touching his big abdomen with hands after well eating. Overeating problem. Studio shot on yellow wall.

 

Não é só o exercício físico que ajuda a perder barriga; a alimentação também desempenha um papel crucial nesse processo. Até aqui nenhuma novidade, não é verdade? O problema é que, além de ser necessário ter a preocupação de incluir alimentos saudáveis na dieta alimentar, é fundamental prestar atenção aos que podem sabotar os esforços para atingir o objetivo. Excluir certos alimentos que, na verdade, causam inchaço abdominal é um passo importante.

Por que razão a barriga incha?

A sensação de barriga inchada incomoda muita gente e, normalmente, nem se consegue entender por que razão isso acontece. De acordo com o nutricionista William Petter, esse inchaço não é apenas uma questão de retenção de líquidos ou digestão lenta: “O inchaço ocorre na sequência de um processo de inflamação”. Para que entendamos melhor, o nutricionista diferencia dois tipos de inflamação: a aguda e a crónica. A inflamação aguda é aquela que acontece em resposta a um ferimento ou agressão externa, como uma queimadura ou um corte. Nesse caso, o nosso corpo reage rapidamente para se defender e reparar a área atingida, ativando o sistema imunológico para combater bactérias e possíveis infeções.
O inchaço na barriga está mais relacionado com uma inflamação crónica, que pode ser provocada por fatores como alimentação inadequada, exposição a produtos químicos e até poluição. Esse tipo de inflamação é constante e ocorre num nível baixo, mas contínuo, colocando o corpo em estado de alerta. “Quando falamos do processo dentro de uma dieta alimentar, a inflamação crónica pode vir de produtos químicos ou até da poluição. Isso provoca um processo inflamatório e faz com que o nosso organismo tente defender-se de alguma forma”, esclarece o nutricionista.

5 alimentos para excluir da alimentação e acabar com o inchaço na barriga

Eliminar alguns alimentos do cardápio pode ser a chave para aliviar o inchaço abdominal e combater a inflamação. O nutricionista William Petter comenta que, embora não haja um consenso científico sobre alimentos “pró-inflamatórios”, é possível perceber uma melhora significativa ao reduzir certos alimentos na dieta. Aqui deixamos os cinco principais alimentos que devem ser excluídos para conseguir uma barriga menos inchada:

1. Leite
O leite, especialmente o desnatado, pode elevar os níveis de insulina mais do que a própria glicose. Isso deve-se ao BCAA (isoleucina, leucina e valina) presente no leite, que promove um pico de insulina para estimular o ganho muscular.
Contudo, se consumido sem controle, esse pico insulínico pode permanecer alto, desregulando o metabolismo.

2. Adoçantes
Embora sejam zero-calorias, os adoçantes podem aumentar a vontade de comer doces. Na realidade, atuam como um sinal de alerta para o cérebro, que lhe diz que algo doce está a entrar no nosso organismo. Esse sinal faz com que o corpo se prepare para receber glicose, mas, sem a chegada real, o organismo começa a pedir doces, gerando um ciclo vicioso e mais desejo por açúcar.

3. Frutas secas e oleaginosas
Alimentos como frutas secas, apesar de nutritivos, podem sobrecarregar o organismo e causar inchaço quando consumidos em excesso. Com particular destaque para as frutas secas que, por serem fermentadas e conterem bactérias e fungos, têm alto potencial inflamatório.

4. Pão integral
Apesar de sua fama de saudável, o pão integral pode, na verdade, ser pior do que o pão branco em termos de inflamação. A farinha integral, ao passar por um processo de refinamento, perde nutrientes e deixa proteínas inflamatórias, como o glúten, que aumentam o potencial de inflamação.

5. Soja
A soja é outro alimento que é recomendado excluir devido à sua capacidade de imitar hormonas no corpo, especialmente em dietas com consumo constante. Isso pode causar desequilíbrios hormonais e afetar o organismo a longo prazo.

MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER