Saúde & Bem-estarBlog

Pegada a pegada

Pegada a pegada-saude-mileniostadium
Créditos: DR

As notícias que todos os dias chegam até nós dão conta de uma triste realidade: a Terra, casa de todos nós, está doente… e precisa, mais do que nunca, da nossa ajuda. Acontece que a população está em constante crescimento, e a produção de resíduos não só não tem registado um decréscimo como atinge, recorrentemente, novos máximos.

Já os recursos do planeta, ao contrário do que muitos parecem acreditar, não são intermináveis. A destruição de florestas, a poluição dos oceanos, o sofrimento de animais, a morte de pessoas – estas são apenas algumas das devastadoras consequências da ação humana, que tantas vezes não olha a meios para atingir os fins.

Temos obrigatoriamente que criar uma maior consciência do impacto que todas as nossas ações têm no meio ambiente e, por isso mesmo, existem pequenos gestos e hábitos que podemos adotar na nossa rotina diária e que permitirão que as gerações futuras possam viver num mundo mais ecológico. Pequenos passos que, com certeza, farão toda a diferença! Vejam algumas ideias!

Sacos de pano

O plástico é um dos grandes vilões neste “filme de terror”, e finalmente começam a surgir algumas leis que têm como objetivo reduzir – idealmente até extinguir – o uso deste material tão poluente. Uma das coisas que podemos fazer para ajudar neste processo é trazer sempre connosco um saco de pano para usarmos quando vamos, por exemplo, ao supermercado, descartando o uso de sacos plásticos! Se tiverem jeito, podem até personalizar um saco ao vosso gosto!

Lojas zero desperdício

Sempre que possível, devemos dar preferência a este tipo de comércio, ainda que ele ainda não esteja muito implementado. Basicamente – e entre outras coisas, é claro -, as lojas “zero desperdício” pedem que cada pessoa leve o seu próprio saco (de pano ou papel) e os seus recipientes (de vidro!) para transportarem os produtos adquiridos. Normalmente, os bens são vendidos a granel, precisamente para evitar o desperdício alimentar!

Planear um menu semanal

E por falar em desperdício alimentar: este é um dos maiores desperdícios de recursos naturais dos tempos que correm. E isto acontece quando existem aproximadamente, e segundo dados da Organização das Nações Unidas, 113 milhões de pessoas a passar fome… Assim, uma das formas que temos de evitar deitar comida para o lixo é planeando as refeições que vamos fazer durante a semana. Podem alternar refeições de carne e peixe, ou até mesmo fazer algumas sem qualquer proteína animal! Ah, e também podem reservar um dia em que aproveitam as sobras das refeições semanais, caso existam.

Usar e abusar das notas do telemóvel

Para quê continuarmos a desperdiçar papel para apontar a lista de compras ou escrever lembretes? Temos a solução nas nossas mãos, literalmente! Qualquer telemóvel ou tablet possui uma app onde podemos registar todo e qualquer tipo de informação, com a vantagem de, por exemplo, nos lembrar de algum compromisso!

Torneira fechada!

Sabiam que podem poupar até 19 litros de água por dia só pelo simples facto de fecharem a torneira da água enquanto estiverem a lavar os dentes ou as mãos?

Reutilizar… até na higiene

Pode parecer estranho mas faz todo o sentido. Uma fralda descartável, por exemplo, pode levar até 500 anos para se decompor – e o mesmo se aplica aos pensos higiénicos. Prefiram as fraldas reutilizáveis e os copos menstruais!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER