Saúde & Bem-estar

O peso, o stress e a vitamina D

Fish oil capsules. Yellow omega 3 pills in bowl on the white table.

 

Um estudo que envolveu mais de 25.000 participantes demonstrou que os benefícios da suplementação com vitamina D dependem do Índice de Massa Corporal. Pessoas com excesso de peso podem precisar de doses superiores desta vitamina fundamental.

A vitamina D ajuda a manter ossos, dentes e músculos saudáveis, contribuindo também para o reforço do sistema imunitário. Muitas pessoas tomam um suplemento de vitamina D, contudo, segundo um novo estudo americano, nas pessoas com excesso de peso a vitamina D não é tão eficaz. O estudo publicado no JAMA Network Open, baseia-se nos dados do ensaio VITAL, que envolveu 25.871 americanos, homens e mulheres, de meia-idade e mais velhos. Os cientistas concentraram-se em 16.515 participantes deste estudo. Com base em amostras de sangue, fizeram o doseamento sérico da vitamina D e de biomarcadores da vitamina D que refletem o modo como o organismo metaboliza e utiliza este nutriente.

Pessoas com excesso de peso precisam de doses mais elevadas

Ao comparar o grupo de pessoas com peso normal (IMC inferior a 25) com o grupo que tinha excesso de peso, observaram uma grande diferença. As pessoas com excesso de peso não tiveram os mesmos benefícios para a saúde que as pessoas com peso normal, mesmo tomando uma dose igual de vitamina D. Com base neste estudo e em investigações anteriores, os cientistas admitem que as pessoas com excesso de peso precisam de uma dose mais elevada de vitamina D para que o nutriente seja benéfico.

Vitamina D torna-o mais resistente ao stress

Mas a suplementação com vitamina D não é útil apenas para aumentar os níveis sanguíneos deste nutriente, mas também ajuda a lidar mais facilmente com o stress. Aparentemente, a vitamina D contribui para melhorar os sintomas de stress físico e os níveis de ansiedade.

Sente que não consegue lidar com tudo o que o rodeia quando chega a altura do outono/inverno? Não se surpreenda: pode dever-se – e muito – ao facto de os níveis de vitamina D no corpo estarem mais baixos nesta época do ano. Na verdade, uma equipa de cientistas americanos e noruegueses descobriu que a vitamina D contribuiu para lidar melhor com o stress. Os investigadores conduziram um estudo duplo-cego, controlado por placebo, com 86 indivíduos de uma prisão dos Estados Unidos, a quem pediram para se voluntariar para este projeto científico. Setenta e oito dos participantes finalizaram o estudo. Metade do grupo recebeu uma cápsula diária com 40 microgramas de vitamina D3, enquanto a outra metade recebeu placebo correspondente.

Medir os níveis de vitamina D no sangue

No início do estudo, os níveis de vitamina D no sangue dos participantes em ambos os grupos estavam ligeiramente abaixo do nível recomendado nos Estados Unidos, que é 75 nmol/L. O nível médio no grupo suplementado foi de 63 nmol/L. No grupo de placebo, os níveis foram, em média, 59 nmol/L.

Os suplementos e o placebo foram administrados durante um período de quatro meses e meio, entre janeiro e maio. Esta é a altura do ano em que os níveis de vitamina D costumam diminuir bastante, a menos que se tome um suplemento. Antes, durante e após a intervenção, os cientistas submeteram os participantes a vários testes para analisar a forma como afetava a função cognitiva, os sintomas de stress físico, as emoções e a qualidade do sono.

Quantidade reduzida de vitamina D causava stress contínuo

Os voluntários foram também expostos a situações stressantes. Por exemplo, foi-lhes solicitada a resolução de tarefas cognitivamente desafiadoras, enquanto usavam auriculares nos ouvidos e ouviam ruídos altos. Em ambos os grupos, os cientistas notaram um aumento significativo na frequência cardíaca desde o ponto inicial até à indução do stress. Da mesma forma, houve uma diminuição significativa da frequência cardíaca do estado de stress até à recuperação.

Com o aproximar da primavera, o mesmo padrão persistia no grupo que tomou vitamina D. Em oposição, descobriu-se que os participantes do grupo placebo acharam cada vez mais difícil lidar com o impacto do stress. Além disso, não voltaram a ter a mesma capacidade de recuperação após terem sido expostos ao stress.
A suplementação diária com um suplemento de vitamina D de elevada absorção parece ajudar o organismo a lidar com o stress, ao mesmo tempo que mantém os níveis recomendados de vitamina D no sangue.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER