Lanchar sem “estragar”
Quem está a tentar emagrecer ou a controlar o peso sabe bem da importância de fazer várias refeições ao longo do dia: elas vão manter-nos saciados, ao mesmo tempo que evitam que caíamos na tentação de dar uma dentada naquilo que não devemos!
Ainda assim, precisamos de escolher bem esses “snacks, porque muitas vezes são eles a razão para não perdermos peso (ou, pelo contrário,até estarmos a ganhar): podem parecer saudáveis, mas na realidade possuem uma densidade calórica bastante elevada, o que pode resultar numa ingestão calórica diária superior ao que seria ideal para atingir o nosso objetivo.
Existem diversas opções para que possamos lanchar sem “estragar” o nosso esforço e por isso mesmo hoje trago-vos algumas ideias bem fáceis de serem preparadas, práticas para transportar… e, claro, saudáveis!
Tremoços
Português que é português não diz que não a tremoços! Esta é uma leguminosa muito pouco calórica (100 gramas equivalem a cerca de 125 kcal) e é também rica em fibra e proteína.
Ovos
Bem, aqui não há muito a dizer! Não há grande ciência em cozer um ovo, certo? Ainda que por norma se opte pelos ovos cozidos, podem também escalfá-los, por exemplo. Este é um alimento extremamente versátil e que, devido à proteína presente na clara e à gordura saudável na gema, se torna muito saciante. E ainda por cima com poucas calorias: em média, um ovo possui 65kcal.
Papas de aveia
Não há como errar: as papas de aveia, quentes ou frias, são um ótimo e saciente lanche, que podem inclusivamente preparar no dia anterior, deixar no frigorífico e no dia seguinte é só pegar… e andar!
Palitos de vegetais
Não há nada mais simples: é só cortar os vegetais que mais gostarem (cenoura, aipo e pepino, por exemplo) em palitos e preparar um molho (saudável, claro) para servir de acompanhamento. O húmus e o iogurte natural são excelentes opções!
Bolachas caseiras
Se não conseguem dizer que não a uma bolachinha é melhor fazerem-nas em casa. É que as que compramos no supermercado, salvo raras exceções, estão carregadas de açúcar! Há receitas tão simples quanto juntar duas bananas grandes esmagadas com duas chávenas de flocos de aveia e levar ao forno! Experimentem!
Panquecas
É claro que não estou a falar das típicas panquecas, com grandes quantidades de gordura e açúcar. Podem, por exemplo, preparar esta receita em maior quantidade, fazer mini-panquecas (que dão mais jeito para levar), e ir comendo ao longo da semana, juntamente com um topping da vossa preferência (como por exemplo frutos vermelhos ou um pouco de iogurte):
- 60 gramas de farinha de arroz/aveia/integral
- Uma colher de sopa de linhaça
- Uma colher de sopa de cacau magro (100%)
- Cinco avelãs esmagadas
- Uma colher de sopa de mel
- 100 mililitros de água morna
Só precisam de, num recipiente, misturar a farinha, a linhaça, o caca e as avelãs. Depois, num tacho, misturar o mel com a água, até que se dissolvam totalmente. Adicionem o líquido aos ingredientes secos e misturem até que fique homogéneo. Depois é só cozinhar num frigideira antiaderente!
Inês Barbosa/MS
Redes Sociais - Comentários