Saúde & Bem-estarBlog

Hora de esfoliar!

Hora de esfoliar-mundo-mileniostadium
Créditos: DR.

Parece que os primeiros raios de sol que acompanham a chegada de uma nova estação já começam a aquecer-nos e a deixar-nos um pouco mais bem dispostos! Quem é que não adora poder deixar o casaco em casa e sentir o sol no rosto quando sai à rua? Bem, mas com a chegada do tempo mais quente é importante que comecemos a preparar a nossa pele para receber, eventualmente, um belíssimo bronzeado! Na realidade, o processo de esfoliação da pele – tanto do corpo  como do rosto – traz-nos benefícios durante qualquer altura do ano: é através deste “ritual” queconseguimos remover as células mortas e impurezas da nossa pele, hidratá-la, desobstruir os poros, evitar pêlos encravados e as nossas piores inimigas: as borbulhas! Para além de tudo isto, a esfoliação ainda estimula a circulação sanguínea, promovendo e melhorando a renovação celular, ajuda na absorção dos óleos corporais e outros produtos de tratamento, atenua rugas e linhas de expressão e evita a produção excessiva de oleosidade.

E agora a melhor parte: sabiam que podem (e devem) fazer o vosso próprio esfoliante natural? É verdade! É uma ótima notícia, já que muitas vezes estes produtos podem ser bastante dispendiosos e assim têm plena noção de todos os ingredientes que estão a aplicar na vossa pele.

Convém terem sempre em atenção que os esfoliantes faciais devem ser mais suaves e com uma granulação menor, de forma a não irritar a pele do rosto, que é mais sensível do que a do corpo.

O ideal será fazerem uma esfoliação de 15 em 15 dias em regiões mais sensíveis e uma vez por semana em regiões mais grossas, como os cotovelos e joelhos. Antes de iniciarem a esfoliação limpem bem a pele com sabonete e depois apliquem o esfoliante preparado, fazendo movimentos suaves e circulares. No fim lavem bem com água morna abundante, sequem a pele e apliquem um bom creme hidratante. Deixo-vos alguns exemplos de esfoliantes caseiros que podem experimentar já hoje!

Mel e açúcar para a pele oleosa

Tudo o que têm de fazer é misturar uma colher de sopa de mel com uma colher de sopa de açúcar! Apliquem no rosto e massagem durante três minutos.

Aveia para a pele seca

A aveia é ótima para a pele seca, já que estimula a produção de colágeno e elastina, dando mais firmeza e elasticidade à nossa pele, ao mesmo tempo que a hidrata e torna mais macia. Misturem uma colher de sopa de aveia em flocos finos com uma colher de sopa de mel e apliquem no rosto ou no corpo.

Morango para a pele sensível

Vão precisar de 125 ml de iogurte natural, quatro morangos frescos, uma colher de sopa de mel e 30 gramas de açúcar. Amasem bem os morangos e misturem o preparado com os restantes ingredientes. Uma esfoliação verdadeiramente deliciosa!

Mamão para todos os tipos de pele

Amassem meio mamão e misturem-no com uma colher de sopa de açúcar. Apliquem a mistura na pele com movimentos leves e circulares.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER