Estar bem… em casa!

Hoje, mais do que nunca, queremos e devemos olhar para as nossas casas como um lugar seguro e confortável. Afinal, esta será a altura em que, muito provavelmente, mais vamos fazer uso delas, ainda que por uma situação que não desejávamos.
Mas sabiam que as cores podem ter uma enorme influência na forma como nos sentimos dentro de quatro paredes? É isso que a psicologia das cores nos explica: é normal, por exemplo, que possamos sentir mais fome numa divisão que tenha paredes pintadas de vermelho!
É, então, importante aplicar bem as cores nos ambientes – seja numa área de refeição, estudo ou descanso, entre outras -, de forma a conseguirmos um efeito positivo no nosso estado emocional e que vá de encontro ao que realmente precisamos. Vamos então descobrir o impacto de algumas cores!

Verde
Diretamente ligada, como bem sabemos, a esperança, o verde representa ainda o desenvolvimento, saúde e bem-estar. Utilizem esta cor para melhorar a concentração, a sensação de relaxamento e de equilíbrio.

Preto
Uma cor elegante e sóbria que remete para a clareza e assertividade, reforçando a ideia de uma personalidade decidida e segura.
Cinzento
Atenção esta cor! Se usada em demasia, pode remeter para um sentimento de monotonia. Assim, há que combiná-lo com diferentes tons. Ainda assim, esta cor é uma tendência de decoração, muito versátil, e que simboliza o equilíbrio e a gestão/solução de conflitos.

Branco
Uma das poucas certezas que temos na vida: o branco nunca deixará de estar na moda! de Praticamente o coringa dos tons quando o assunto são cores na decoração. Segundo a psicologia das cores, este tom está ligado a sentimentos de paz, equilíbrio e criatividade e ainda ajuda a criar amplitude e luminosidade, sobretudo em espaços pequenos. No entanto, assim com o cinzento, se abusarmos dele poderemos criar uma sensação de monotonia. Para além disso, em espaços muito grandes pode acelerar a energia e causar ansiedade.

Castanho
Se usado, por exemplo, em apontamentos decorativos feitos de madeira natural, cria a ideia de um ambiente rústico e traz conforto. Ao representar o elemento Terra, o castanho simboliza tradição, respeito e vitalidade.

Amarelo
Ainda que “olhado de lado” por muitos, o amarelo devia fazer parte da vida de todos nós! Esta cor é sinónimo de vivacidade, otimismo, comunicação e força criativa. É capaz de nos colocar um sorriso no rosto e é ideal para espaços que exigem energia e/ou criatividade ou até para aqueles que não possuem boa iluminação.
Inês Barbosa/MS
Redes Sociais - Comentários