Saúde & Bem-estarBlog

É só saúde!

É só  saúde-saude-mileniostadium

Alguma coisa está errada se duas coisas não fizerem parte da vossa alimentação diária – estou a falar das frutas e legumes! Alimentos naturais e que são essenciais para a nossa saúde: afinal, é neles que encontramos nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes (e mais uma lista interminável de coisas boas!) que nos permitem viver mais e melhor!

2021 foi proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Frutas e dos Legumes. Esta decisão foi anunciada tendo em conta diversos objetivos, tais como promover dietas e estilos de vida saudáveis e equilibrados, contribuir para a redução do desperdício alimentar e ainda para um maior esclarecimento, informação e atenção de pessoas e entidades para todos os benefícios que podemos retirar do consumo destes verdadeiros “combustíveis” que nos dão – entre outras coisas – força, nutrientes e energia para enfrentarmos o dia a dia.

Benefícios do consumo de frutas
e legumes

Com baixo teor calórico, estes são alimentos ricos em nutrientes e fibras que contribuem para uma maior sensação de saciedade e vitaminas, minerais e compostos antioxidantes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os fatores de risco para o aparecimento de diversos tipos de doenças (entre elas diabetes, cancros gastrointestinais e doenças cardiovasculares e até mentais) e até a morte prematura está, precisamente, o consumo deficiente deste tipo de alimentos.

Como devemos incluí-los na nossa alimentação diária?

O consumo de frutas e de produtos hortícolas – com conta, peso e medida – é, como já percebemos, muito importante para a nossa saúde. Ainda por cima são alimentos extremamente versáteis, podendo ser consumidos crus, cozidos, em forma de sumos ou em receitas salgadas e/ou doces.

Assim, recomenda-se o consumo de três a cinco porções de fruta e hortícolas por dia, sendo que: Uma porção de hortícolas representa duas chávenas almoçadeiras de hortícolas crus (180g) ou chávena almoçadeira de hortícolas cozinhados (140g). Uma porção de fruta representa uma peça de fruta de tamanho médio (160g)

O calendário das frutas e legumes

É importante darmos preferência às frutas e legumes da época – e não é só porque é nessa altura que conseguimos retirar o maior e melhor sabor dos mesmos! Por estarem na sua temporada, por assim dizer, estes alimentos possuem uma menor quantidade de produtos agroquímicos e uma melhor relação de qualidade/preço. Mas nem sempre é fácil sabermos que frutas e legumes são, na realidade, da época, quando por norma conseguimos ter acesso aos mesmos durante todo o ano… Vejam então este pequeno calendário com alguns exemplos, que com certeza vos vai ajudar na próxima ida ao supermercado!

É só  saúde-saude-mileniostadium

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER