Saúde & Bem-estarBlog

Desafiar os padrões

O “86-60-86” já lá vai! Cada vez mais assistimos a uma transformação no que a padrões de beleza diz respeito. De forma exagerada por vezes, fazendo muitos pensar que o excesso vem da falta de argumentos criativos realmente inovadores e interessantes, os criadores das tendências de moda parecem, em algumas das suas apresentações, não saber o que fazer mais para chamarem a atenção para o seu trabalho. A verdade é que é essa capacidade de surpreender que tem escrito a história da criação artística.

Ser diferente e assumir essa caraterística como uma mais-valia é, muitas vezes, a grande aposta. O mundo da moda parece ser, hoje em dia, mais abrangente e inclusivo e é por isso mesmo que gostava de vos mostrar alguns exemplos de modelos que encontram na “diferença” um brilho especial que conquista toda a gente.

Desafiar os  padrões-mundo-mileniostadium
Jillian Mercado. Foto: DR

Jillian Mercado

Foi durante a sua infância que Jillian Mercado foi diagnosticada com distrofia muscular, uma doença neuromuscular que provoca um progressivo enfraquecimento e desintegração dos músculos esqueléticos.

No entanto ela não deixou que a doença – nem mesmo a cadeira de rodas que utiliza para se movimentar – a fizessem desistir dos seus sonhos. Nicola Formichetti, diretor de moda italiano, convidou-a para ser a cara de uma campanha da marca Diesel e no ano seguinte o presidente da IMG Models, Ivan Bart, contratou-a. A partir daqui os trabalhos têm-se multiplicado – foi uma das principais modelos de uma coleção de roupa lançada por Beyoncé em 2016, fez produções para a “Glamour” e “Cosmopolitan”, foi capa da “Posture Magazine”, entre outros.

Em fevereiro deste ano, Jillian fez história ao desfilar pela marca The Blonds na Semana da Moda de Nova Iorque, nos Estados Unidos, quebrando preconceitos e estereótipos.

Podem acompanhar toda a história da Jillian através da sua página de Instagram (@jillianmercado)!

Desafiar os  padrões-mundo-mileniostadium
Winnie Harlow. Foto: DR

Winnie Harlow

Foi no programa televisivo America’s Next Top Model, apresentado por Tyra Banks, que Winnie Harlow ganhou popularidade. A modelo canadiana de descendência jamaicana rapidamente captou a atenção do público e do mundo da moda pela sua beleza mas também por conta de uma característica que a torna especial: Winnie tem vitiligo, uma doença cutânea crónica, que resulta em  manchas de despigmentação na pele e/ou no cabelo e pêlos corporais. Para além de ser uma verdadeira “porta-voz” para esta condição, já que dá palestras por todo o mundo, Winnie Harlow é hoje uma modelo de grande sucesso – entre as suas grandes conquistas estão, por exemplo, o desfile na Semana de Moda de Londres, as produções para várias revistas (Glamour, Cosmopolitan, i-D e Dazed são apenas alguns exemplos), a participação em videoclipes de artistas como Beyoncé ou Sam Smith e, é claro, o momento em que, em 2018, desfilou pela primeira vez pela Victoria’s Secret.  A sua conta de Instagram é @winnieharlow.

Desafiar os  padrões-mundo-mileniostadium
Viktoria Modesta. Foto: DR

Viktoria Modesta

Com apenas 15 anos Viktoria Modesta decidiu que estava na hora de amputar a perna esquerda, depois de ter nascido com uma malformação na anca e na perna esquerda – no entanto, só cinco anos depois conseguiu realizar este seu desejo.

Para além de modelo e designer, ela é também a primeira artista pop amputada do mundo. Modesta usa próteses bem diferentes e que chamam a atenção de todos: ora opta por uma perna coberta de diamantes, ora prefere algo mais arrojado, que em nada se parece com um membro humano.  Sophie de Oliveira Barata, uma artista luso-inglesa, é quem dá vida a estas obras de arte através do projeto “The Alternative Limb Project”.

Linda e com uma confiança aparentemente inabalável, Viktoria é mais um exemplo de alguém que desafia aquilo que nos é apresentado como  “padrão de beleza” e que nos prova que a deficiência não é, de todo, uma barreira para o sucesso – é sim uma grande inspiração. Instagram: @viktoriamodesta

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER