Correr e caminhar na areia seca ou molhada? Eis os prós e os contras
A areia seca alivia o impacto da passada e regista maior gasto de calorias por via do uso de mais músculos e força. A molhada é semelhante a outras superfícies duras como a relva ou sintético, devendo exigir cuidados especiais. Estas são algumas das principais diferenças entre as duas superfícies existentes na praia e que podem ter efeitos distintos na saúde, caso seja adepta da prática das caminhadas ou corridas na praia ou mesmo se o faz esporadicamente, em tempo de repouso e férias.
O cirurgião ortopédico do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, Kelton Vasileff, lembra que a areia seca, muitas vezes piso usado para reabilitação de lesões desportivas, vai proporcionar “um treino extra ao corpo”.
O especialista revelou ao jornal Washington Post que optar por caminhar ou correr nesta superfície vai “envolver músculos que não são tão usados durante as corridas em superfícies firmes”. E exemplifica: “os pés, tornozelos, músculos abdominais centrais, parte inferior das costas e os músculos à volta dos quadris podem ficar mais doridos e cansados do que o normal.” Tudo porque o piso existente sob os pés está sempre em movimento, obrigando o corpo a ajustes de força e equilíbrio.
Já em arenas mais rígidas, como a areia molhada, o especialista sublinha a importância deacautelar lesões nas pernas e nas articulações devido a um maior impacto. Também a inclinação, sobretudo em direção ao mar, é um desafio, pelo que deve esperar dores musculares mais acentuadas de um lado do corpo do que do outro, “incluindo no tornozelo, perna ou joelho, que pode ficar mais dorido devido ao declive”, detalha Vasileff.
É importante vincar que há riscos de lesões por via do esforço feito, se ele for desproporcionado. Se mal cumprido ou mesmo descalço, pode levar a traumatismos nos dedos dos pés. Ainda assim, é tempo de tentar caminhar à sua velocidade e com a sua capacidade aproveitando o melhor das férias.
Vantagens de caminhar na areia para as mulheres
Correr nos areais pode mesmo ser mais saudável para as mulheres do que numa superfície mais rígida. Na verdade, um estudo de 2017 publicado no European Journal of Sport Science(que pode ler no original aqui) concluiu que as mulheres que optavam pelo desporto na areia tinham índices de inflamação musculares mais baixos.
Os investigadores detetaram no sangue uma menor presença de mioglobina – proteína presente no tecido muscular e que armazena oxigénio, mas que pode também indicar inflamação – após a corrida ter acontecido na areia, o que pode ser sinal de que superfícies mais macias causam menos danos.
Redes Sociais - Comentários