Saúde & Bem-estar

Contemple o trajeto do seu sonho

 

Contemple o trajeto do seu sonho-saude-mileniostadium
Créditos: DR.

Tudo a seu tempo. Ao mesmo tempo, quando se trata do empenho para a realização de um sonho, somos levados, muitas vezes, pela ansiedade em chegar rapidamente ao objetivo, nos esquecendo da verdade encerrada no antigo provérbio de abertura desse texto. Realmente, é difícil equilibrar as emoções quando estão em jogo desejos e aspirações que são parte da nossa motivação para viver. Nos pegamos querendo apressar o processo ou nos questionando o tempo todo se vai dar certo ou não, se é o melhor a fazer ou não.   Ou seja, ficamos reféns da ansiedade ou da dúvida, o que pode resultar em procrastinação e adoecimento. Qual seria a fórmula para equilibrar as nossas emoções e evitar tais estragos?

Acredita-se que um dos segredos para a realização de um objetivo é saber que, entre um desejo e a sua concretização, há um caminho a ser percorrido e que cada centímetro desse caminho é importante e carece de muita atenção. É entender que as falhas são sinalizações para que aperfeiçoemos algum aspecto nosso que precisa ser aprimorado. É compreender que os obstáculos existem para serem transpostos e exercitar nossas capacidades.

Quando adentramos essa compreensão, passamos a apreciar o processo como um todo e a nos sentir gratos pela oportunidade que a vida nos dá de vivenciar esse momento. Ao chegar nesse estágio, provavelmente estaremos vislumbrando a chave dourada dos portais da paciência. E o que significa ter paciência em face dos desafios que a busca de realização nos traz? Significa entender que é preciso vivenciar todos esses desafios de forma leve e fluida, sem vitimismo, sem pressa ou desânimo pois, se há dedicação, esforço e frustração, há também conquistas, alegrias e aprendizado. A somatória desse processo sempre será positiva. E quando encaramos os desafios sob essa forma processual, onde cada etapa tem o seu valor, o começo, meio e fim deixam de ser o que, comummente, são. O  fim deixa de ser o mais importante, o começo não é encarado como o mais difícil e o meio já não é tão cansativo e desanimador. Cada desafio encarado é um caminho em construção. Caminho esse que nos preenche com diversas e novas sensações, que nos proporciona conhecimento e, certamente,  autoconhecimento!

Por isso, se dê uma chance de apreciar a caminhada e o que está ao redor enquanto constrói o caminho. 

Mais importante que a chegada na reta final, são as conquistas alcançadas nas diversas etapas e toda a movimentação que você causou no seu Universo para atingir seus objetivos. Tudo isso é suficiente para garantir uma sensação de plenitude e satisfação.

Se considerarmos que a vida pode ser comparada a um jogo de vídeo game, composto por fases e estágios, voltamos a lembrar da frase inicial desse texto: Tudo a seu tempo. E essa frase nos leva à outra: tudo passa nessa vida…

E precisamos aprender a lidar com todas essas fases e independentemente delas, nos manter focados em nossos desejos e objetivos

Por isso, se você tem um sonho, por mais esquisito, impossível e diferente que possa parecer, se for realmente o que você quer, comece agora a jornada e saiba que paisagens lindas chegarão, assim como furacões, céus tenebrosos, sóis brilhantes e ardentes. Dessa forma, é importante que o trajeto seja contemplado sob todos os seus aspectos. Assim teremos uma real dimensão dos aprendizados conseguidos.  O ponto de chegada é só um “plus” dessa viagem.

Adriana Marques/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER