Cinco alunas portuguesas do 10º ano criam esponja especial para detetar cancro de mama e vencem prémio
Créditos: EnvatoEstão apenas no 10º ano, mas descobriram uma forma acessível, prática e respeitadora do ambiente que pode ajudar na deteção precoce do cancro da mama. As cinco alunas da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, foram premiadas.
Cinco alunas do 10º ano da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, conquistaram o prémio por esponja de banho, feita de 100% plástico reciclado dos oceanos, e que promete ajudar na deteção precoce do cancro da mamaMatilde Ricciardi, Victória Cardoso, Madalena Temudo, Margarida Boavida e Violeta Menezes estão apenas no 10º ano mas já têm trabalho e prémios para mostrar. O quinteto de alunas da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, conquistou o prémio ‘FedEx Access Award’ no Gen-E 24, considerado o maior festival europeu de empreendedorismo.
Juntas, através da empresa Aminiempresa Bfore, criaram uma esponja que pode revolucionar a forma como o cancro da mama é detetado de forma precoce, numa descoberta que tem em linha de conta a pegada ecológica: a peça é 100% feita de plástico reciclado dos oceanos.
Ao recorrer a sensores de pressão, este objeto a usar no banho identifica eventuais alterações nos níveis de pressão mamária, o que colabora na deteção precoce do tumor, levando a um diagnóstico precoce numa doença em que todos os segundos contam.
Delas/MS
Redes Sociais - Comentários