Saúde & Bem-estarBlog

Arrasar no bronzeado

Arrasar no bronzeado-saude-mileniosatdium
Créditos: DR

Vejam lá se concordam comigo: uma pele bronzeada é sempre uma pele mais bonita! Esconde algumas imperfeições – como olheiras, manchas ou aquela celulite que tanto nos chateia -, deixa-nos com um ar mais saudável e há quem diga até que um bom bronze nos faz parecer mais magros! 

O problema é que nem todas as pessoas têm a mesma facilidade em conseguir não só um tom de pele mais escuro e uniforme como também em mantê-lo, evitando por exemplo que a pele comece a descamar. Nada que não tenha solução: existem alguns cuidados que vos podem ajudar a atingir o tão desejado bronze perfeito! E mesmo que possa parecer estranho, uma alimentação correta pode ser uma das mais importantes e eficazes dicas…

Antes de mais nada, preparar a pele!

E nada melhor do que uma boa esfoliação para eliminar as células mortas e tonificar a pele! Mas atenção: nunca a façam antes da exposição solar, mas sim dois a três dias antes, para que a pele se possa regenerar e evitar irritações.

Proteção a tempo e horas

E em boa verdade não existe mal nenhum – muito pelo contrário – em utilizarmos um bom protetor solar (sobretudo na face) durante todo o ano, para que a nossa pele consiga suportar o maior índice de radiação solar do verão. No entanto, esse cuidado tem obviamente de ser redobrado nos meses de maior calor! Apliquem o protetor solar meia hora antes da exposição solar e utilizem um com um fator de proteção solar (FPS) 20 ou superior – se tiverem pele mais clara, devem utilizar um com FPS 30 ou 50. Protetores com um FPS muito baixo não protegem a nossa pele dos malefícios das radiações UVA e UVB emitidas pelo sol, o que pode levar a queimaduras graves ou até mesmo lesões profundas no DNA das células da pele. No longo prazo, esta agressão pode levar ao desenvolvimento de rugas, manchas e até a cancro de pele.

Reaplicar a cada uma hora e meia

Apesar de muitos protetores assumirem que são de “longa duração”, o ideal é voltarem a aplicar o produto a cada hora e meia, já que depois desse período de tempo a proteção pode cair mais de 50%. O mesmo se aplica aos protetores “à prova d’água”. Ah, e não economizem na quantidade de produto! Sejam generosos e apliquem uma boa camada de protetor.

Hidratar sem dó nem piedade

E aqui falamos de mais do que os cremes hidratantes que devem ser aplicados após o banho: bebam entre dois a três litros de água por dia para hidratar de dentro para fora!

Os alimentos “milagrosos”

Pensem assim: a intensidade da cor está diretamente ligada à quantidade de betacaroteno presente no alimento! Os alimentos ricos neste antioxidante, para além de combaterem o envelhecimento da pele e terem um importante papel na proteção contra o cancro, ajudam-nos a bronzear a pele, já que o betacaroteno é responsável pela pigmentação da pele e produção de melanina! Entre eles estão a cenoura, a batata-doce, a abóbora, pimentos (de qualquer cor), vegetais de cor verde-escura (como por exemplo espinafres, brócolos e couve), beterraba, manga, papaia e morangos!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER