Saúde & Bem-estarBlog

Aromaterapia: o poder de cura da natureza

Aromaterapia-saude-mileniostadium
Créditos: DR

A aromaterapia é usada há centenas de anos como ferramenta de cuidado físico e emocional. A prática apela ao cultivo do bem-estar, fortalecimento da imunidade e até à melhoria da aparência da pele. No entanto, a aromaterapia pede muito conhecimento e atenção ao seu uso, por isso informe-se bem antes de começar a usar quaisquer óleos essenciais.

Eles são substâncias voláteis e extremamente concentradas: uma gota equivale a cerca de 24 chávenas de chá da planta (pode variar por tipo de planta). Por isso use com muita consciência! Os óleos são tradicionalmente extraídos das folhas, talos, flores e até frutos de diferentes plantas. É uma das muitas formas que a natureza tem de nos oferecer cura e abundância. Sabemos que os óleos possuem propriedades terapêuticas e atuam diretamente em questões físicas, assim como muitos têm potencial de cura mental e energética. Quando escolher os seus óleos, para usufruir dos benefícios em pleno e utilizar o produto em segurança, certifique-se de que está perante um óleo de grau terapêutico, apropriado para passar na pele, inspirar ou ingerir. Note que existem os óleos essenciais, que são naturais, e existem as essências que são sintéticas e podem causar reações alérgicas! Leia bem o rótulo dos produtos e, sobretudo, sobre o fabricante. Vamos então conhecer alguns óleos básicos ótimos para começar o seu kit de aromaterapia.

Lavanda

Use para dormir melhor. Pesquisas mostram que a lavanda pode ajudar as pessoas a dormirem melhor e acordarem mais revigoradas. De acordo com a Fundação Nacional do Sono (EUA), a lavanda demonstrou reduzir a ansiedade, dando um alívio em noites em que os pensamentos agitados o mantêm acordado.

Benefícios extra: a lavanda está associada a menor pressão sanguínea, regulamento dos batimentos cardíacos e da temperatura da pele.

Laranja

O aroma da laranja costuma ser reconfortante porque nos traz sentimentos de infância. Use-o para diminuir a ansiedade. Um estudo descobriu que as mulheres que cheiravam esse óleo essencial durante o trabalho de parto ficam menos ansiosas e mais relaxadas.

Benefícios extra: ajuda com o estresse pós-traumático.

Erva-capim

Use-o para melhorar o humor. Num estudo publicado na Psychoneuroendocrinology em 2008, os investigadores descobriram que a inalação deste aroma era mais eficaz na melhoria do humor do que a aromaterapia com óleo essencial de lavanda.

Benefícios extra: aliviar a ansiedade e o stress.

Eucalipto

Use quando estiver com gripe ou resfriado, especialmente para o seu nariz parar de pingar ou para combater o congestionamento. Este óleo essencial reage com as mucosas, reduzindo as secreções e libertando as vias respiratórias. Mas lembre-se, o óleo de eucalipto é intenso, então apenas precisa de uma ou duas gotas.

Benefícios extra: promove a clareza mental e alivia dores de cabeça.

Menta

O óleo de menta contém inúmeros minerais e nutrientes, incluindo o manganês, ferro, magnésio, cálcio, potássio e cobre, além de ómega-3, vitamina A e vitamina C. Ele contribui para o alívio da tensão muscular e da respiração, contribui para o tratamento das dores de cabeça, enxaqueca, dor muscular, sinusite e outras condições. Por essa razão, tem sido muito utilizado em massagens para alívio de dores, principalmente na coluna vertebral. A sua ação anestésica é praticamente imediata.

Tea tree

Este é o canivete suíço dos óleos essenciais. Ele tem propriedades antifúngicas, antibacterianas, antibióticas e antisépticas. Pode ser utilizado para acabar com a caspa e é um excelente aliado se o seu tipo de pele é oleosa. Nas funções psicológicas ele age como um excelente estimulante, refrescante e revitalizante. Além disso, agora que estamos em tempo de pandemia, ele é também ótimo para dar um reforço ao seu sistema imunitário.

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER