Anti-microondas
É muito útil e versátil, sendo que não só nos ajuda a aquecer e descongelar rapidamente alimentos, como também – uma vez ou outra – nos desenrasca com uma refeição mais rápida, quer seja em casa ou no trabalho. Ainda que seja um eletrodoméstico que faz parte das nossas casas há já muitos anos, o que é certo é que a maioria das pessoas ainda tem muitas dúvidas em relação a que tipo de alimentos e materiais podem ser colocados no microondas.
E muito cuidado: é que as “experiências” podem correr mal! Sabiam que, por exemplo, é extremamente perigoso colocar aqui água a aquecer? Mais há mais coisas que devem saber e partilhar com toda a vossa família e amigos. Confiram esta lista de alimentos e materiais que são “anti-microondas”!
Água
Outra tarefa que pode parecer inofensiva mas na realidade está longe de o ser: quando tentamos aquecer água no microondas esta não consegue formar as bolhas que a ajudam a arrefecer, o que provoca um sobreaquecimento. Se estiver dentro de algum recipiente de vidro, como por exemplo um copo, há uma grande probabilidade que este se parta. Ainda assim, parece que há uma maneira de evitar que isso aconteça: basta colocar um objeto de madeira no recipiente, como um palito.
Ovos
Se já vos passou pela cabeça cozer ovos no microondas esqueçam: o calor produzido de forma muito rápida por este eletrodoméstico faz com que se forme vapor dentro do ovo – ora, como esse vapor não tem por onde sair, acaba por se acumular e provocar uma “explosão”!
Vidros não refratários
No seguimento do ponto anterior, nunca será boa ideia colocar no microondas vidros não refratários, já que estes podem estilhaçar quando atingem temperaturas elevadas. Da mesma forma não deve utilizar peças de cristal, que também têm facilidade em partir com o calor.
Carne congelada
Se já o tentaram fazer, provavelmente repararam que ao descongelar carne no microondas as bordas do bife ficam cozinhadas enquanto a parte central se mantém congelada – e é aqui que está o grande e grava problema. É que esta distribuição desigual do calor promove o crescimento de bactérias nocivas à nossa saúde. Assim sendo, o ideal será sempre descongelar a carne com antecedência, deixando-a no frigorífico durante a noite.
Alumínio
Nem muito nem pouco: é estritamente proibido colocar papel de alumínio no microondas! Por mais pequeno que seja o pedaço deste material, é o suficiente para poder provocar um incêndio. Não se esqueçam que muitos talheres e panelas também possuem este material!
Fruta fresca e alimentos com casca
Devem evitar colocar neste eletrodoméstico qualquer alimento que tenha casca, já que com as altas temperaturas os mesmos podem explodir e/ou pegar fogo. As passas, por exemplo, queimam-se no microondas.
Plástico
Além da grande probabilidade de derreter, o aquecimento do plástico pode levar à libertação de substâncias prejudiciais à saúde, como o BPA (bisfenol – A). Assim, só devem utilizar plásticos que sejam adequados para uso no microondas.
Objetos de poliestireno (esferovite)
Se a comida que encomendaram sobrou e está numa embalagem de esferovite têm de a retirar e colocar num outro recipiente apropriado se a quiserem aquecer mais tarde. É que para além de derreter com a temperatura, este tipo de plástico também emite gases e liberta resíduos perigosos.
Piri-piri
Garanto-vos: não vai ser uma experiência nada agradável abrir o microondas depois de lá ter colocado piri-piri! Os olhos e a garganta vão “chorar””… de arrependimento!
Sacos de papel
Os sacos de papel, como os que nos são entregues quando vamos comprar pão, não devem ser colocados no microondas, já que segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos são “não sanitários” e “podem provocar um incêndio ou libertar vapores tóxicos”.
Loiça com detalhes em metal
Existem muitas peças de loiça que têm, por exemplo, uma risca decorativa a toda a volta – se esta for de metal não a devem usar no microondas, porque tal pode mesmo provocar um incêndio.
Inês Barbosa/MS
Redes Sociais - Comentários