FYIBlog

Mosca Drag Queen

Mosca Drag Queen-australia-mileniostadium
Fonte: CSIRO

Na Austrália, há um centro de pesquisa a dar que falar! Os cientistas do instituto de pesquisa CSIRO descobriram uma nova espécie de mosca-soldado e foram bastante criativos na hora de escolher o nome científico desta mosca: Opaluma RuPaul. Trata-se de uma homenagem a RuPaul, uma das drag queens mais famosas do mundo!

A principal razão para o batismo passa pelo facto da mosca tem cores fortes e metálicas, além de pernas bastante longas, que remetem ao visual da drag queen no seu programa de televisão. “Eu estava a assistir ao RuPaul’s Drag Race enquanto estudava a espécie e sabia que ela desafiaria RuPaul na passarela. Ela tem um ‘traje’ de cores metálicas, coloridas e furta-cor”, explicou o cientista Bryan Lessard enquanto falava da ideia do nome. Já o nome do género, Opaluma, vem do latim, remetendo às palavras “pedra opala” e “espinho” nesse idioma.

Histórico de nomes criativos

Mosca Drag Queen-australia-mileniostadium
View from above (dorsal view) of the new soldier fly named after RuPaul, Opaluma rupaul.
CSIRO Australia

Esta não é a primeira vez que Lessard se inspira na cultura pop para batizar espécies. Recentemente, a sua equipa descobriu três espécies de besouro do mesmo género, muito difíceis de encontrar na natureza, e batizou-os com o nome de três Pokémon raros: Binburrum articuno, Binburrum zapdos e Binburrum moltres.

Na verdade, o histórico de nomes criativos vem desde 2011, com a mosca Scaptia beyonceae.

A ideia de Lessard ao escolher estes nomes é chamar a atenção para espécies raras, que têm vindo a ser ameaçadas pela destruição ambiental. Os três besouros-pokémon, por exemplo, foram muito afetados pelos incêndios florestais do “verão negro”, uma temporada de queimadas que destruiu 1,8 milhão de hectares na Austrália.

Mosca Drag Queen-australia-mileniostadium

CSIRO Australia

Já a Opaluma RuPaul é uma mosca importante para o ecossistema da região por reciclar nutrientes de plantas e animais mortos quando é uma larva, além de ser um agente polinizador quando se torna mosca adulta.

Se o objetivo de Lessard era chamar a atenção com estes nomes criativos, podemos dizer que conseguiu! Agora, resta-nos esperar para que essa mesma atenção ajude na preservação dessas espécies raras, já que a Opaluma RuPaul é realmente muito bonita.

FYI/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER