FYI

Estudar: à noite ou de manhã?

 

estudar1 - milenio stadium

 

A vida estudantil traz sempre consigo algumas dúvidas, e uma das principais é: afinal, qual é o melhor horário para estudar quando o assunto recai sobre a memorização do conteúdo já conhecido? De acordo com diversos estudos realizados nos últimos anos, a comunidade científica veio confirmar que o que eu fiz durante os meus anos de escolaridade não era, afinal, assim tão mau método como me diziam! O relatório indica que o melhor horário para se estudar é antes de dormir. Entretanto, deve ser feito ainda na parte da noite, e não durante a madrugada! Aqui talvez eu pecasse um bocadinho.

O que diz o estudo?

Um destes estudos foi conduzido pelo Brigham and Women’s Hospital localizado em Boston, nos Estados Unidos. O intuito era verificar se os participantes seriam capazes de apresentar resultados diferentes num teste de memória com fotos sob duas condições variadas. A ideia é que os dois grupos fizessem o teste 12 horas após terem estudado. A diferença estaria no facto de que uma das equipas observaria as fotos pouco antes de dormir por um período de oito horas, enquanto a outra tentaria a memorização na parte da manhã. Outro detalhe importante é que os dois estudaram durante a mesma quantidade de tempo.

Após a realização do teste, os investigadores perceberam que aqueles que estudaram pouco antes de dormir acertaram mais do que aqueles que o fizeram na parte da manhã. Eles também perceberam que os membros do primeiro grupo se sentiram mais confiantes nas suas respostas, chegando à conclusão de que, seja qual for o material analisado para memorização, quem estuda antes de ir para cama acaba por ter uma memória melhor no momento da avaliação.

 

estudar - milenio stadium

 

Por que razão é que isso acontece?

Existem estudos, realizados anteriormente, que indicam que a consolidação do que estudamos aparentemente acontece enquanto estamos a dormir. É nesse período que o cérebro cria conexões que ajudam a reter as informações e a trabalhar a memória como um todo — e no apontamento feito pelo Brigham and Women’s Hospital, foi ressaltado ainda que se essa consolidação for feita pouco após a aquisição de informação, as hipóteses de lembrança aumentam ainda mais.

Então caros leitores, caso estejam numa fase de estudo, ou se têm filhos ou netos em idade escolar, este artigo de hoje é para vocês! Espalhem a mensagem porque é de utilidade pública – não concordam? Bons estudos!

Kika/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER