Entretenimento

Vem aí uma chuva de estrelas no céu de Portugal e saiba onde ver

Foto por @shutterstock

Depois da Lua Cheia de Morango, que tal voltar a olhar para os céus? De 12 de julho a 23 de agosto, decorre a chuva de meteoros “Delta Aquáridas”. Para a observação, o melhor é sair das cidades.

Depois da Lua Cheia de Morango, em junho, o verão brinda-nos agora com uma chuva de estrelas. De 12 de julho a 23 de agosto, as Delta Aquáridas vão-se fazer notar nos céus.

Segundo o site “Tecmundo”, esta chuva de meteoros ocorre anualmente e deverá atingir o seu pico de atividade, na noite de 31 de julho. Por esta altura, e em condições normais, poderá ser possível avistar até 20 meteoros por hora.

Através da publicação “Postal”, o astrónomo, Fernando Pinheiro, destaca que a ocorrência do Quarto Crescente no dia 28 de julho poderá dificultar a observação da chuva de estrelas Delta Aquáridas.

Mesmo assim, aproveita para prestar atenção aos céus, sendo que para uma melhor observação o ideal é procurar lugares afastados das grandes cidades, onde a poluição luminosa é (quase) inexistente.

6 sítios espetaculares em Lisboa para admirar o céu na cidade

Seja para ver as estrelas, a superlua ou para quando quiseres relaxar à noite na cidade, estes spots são do mais tranquilo que há no meio da noite.

Durante todo o ano, e principalmente no verão, é normal acontecerem vários eventos astronómicos, como chuvas de estrelas, superluas ou a passagem de cometas.

Se fores um apaixonado pelo espaço como nós, de certeza que também ficas a olhar para o céu quando um destes fenómenos ocorrer, não é verdade?

Se não conseguires ver e admirar as estrelas a partir da tua casa, segue uma lista com locais em Lisboa onde podes observar, em toda a plenitude, estes incríveis momentos noturnos… se a meteorologia ajudar, claro!

1 – Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é, por excelência, um dos pontos mais altos na cidade de Lisboa e, sem qualquer sombra de dúvidas, um dos melhores sítios para observares os céus estrelados da capital.

É, também por isso, o local ideal para admirar a cidade em todo o seu esplendor, já que do seu miradouro se podem avistar praticamente todos os lindos bairros, tendo até sido destacada como um dos edifícios com as melhores vistas do mundo, Top 10 na Europa.

2 – Miradouro da Senhora do Monte

Não há volta a dar, os miradouros são sítios privilegiados para assistir a este tipo de fenómenos, principalmente porque a maioria deles está aberto ao público 24 horas por dia.

É o que acontece com o miradouro da Senhora do Monte, um dos mais bonitos da cidade, além de também ser muito romântico.

As vistas do ponto mais alto de Lisboa são de cortar a respiração, com o castelo e o centro histórico em primeiro plano e, logo depois, o Tejo no horizonte.

3 – Miradouro da Penha de França

É um dos miradouros mais desconhecidos de Lisboa, e um dos nossos preferidos para ver os aviões a aterrar e a levantar voo a partir do aeroporto da cidade.

Fica junto à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França e permite alcançar não só o Tejo e a zona histórica, mas também um outro lado da cidade, como os bairros de Chelas, Marvila ou Olivais.

A vista é bastante desafogada, mesmo não sendo a 360°, o que ainda assim te permitirá visualizar estes fenómenos sem grandes problemas.

4 – Junto ao Tejo

Qualquer localização que fique junto ao nosso rio Tejo pode ser bastante boa para observar as estrelas.

Contudo, existem três ou quatro locais que para nós são os ideais para admirares estes eventos: junto à Torre de Belém, ao Padrão dos Descobrimentos ou Praça do Comércio.Do outro lado do Tejo, o Cais do Ginjal também parece ser uma excelente opção.

Em qualquer um destes locais, basta olhares para cima e esperar pela magia acontecer.

5 – Monsanto

O Parque Florestal do Monsanto faz parte da nossa lista de lugares espetaculares para assistires a estes fenómenos, que habitualmente deixam todos a olhar para o céu. Ok, talvez “toda a gente” seja um exagero!

E, neste parque, o melhor local será o Miradouro do Alto da Serafina, que fica na zona Norte deste extenso parque de “diversões” familiar.

Este ponto pode não ter as melhores vistas para a cidade, existem miradouros bem mais espetaculares, mas para ficares a olhar para as estrelas é, com certeza, uma das nossas escolhas.

6 – Jardim da Amália Rodrigues

O Jardim Amália Rodrigues fica no topo do Parque Eduardo VII e oferece um enorme espaço verde em formato de anfiteatro que tem a sorte de estar localizado de frente para a cidade de Lisboa e, claro, para todo o céu que conseguires vislumbrar.

É como se estivesses num planetário ao ar livre, é fantástico! E podes contar com uma vista desafogada que te vai, com certeza, proporcionar bons momentos a olhar para o céuque, esperamos, fique livre de nuvens.

LS/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER