TV & CinemaBlog

BOB MARLEY: One Love Experience

bob marley - milenio stadium

 

Robert Nesta Marley, nascido em 6 de fevereiro de 1945, foi um cantor, músico, compositor e ativista jamaicano. Considerado um dos pioneiros do reggae, sua carreira musical foi marcada pela fusão de elementos do reggae, ska e rocksteady, além de seu estilo vocal e de composição distintos. As contribuições de Marley para a música aumentaram a visibilidade da música jamaicana em todo o mundo e fizeram dele uma figura global na cultura popular até hoje. Ao longo de sua carreira, Marley ficou conhecido como um ícone Rastafari, e ele infundiu sua música com um senso de espiritualidade. Ele também é considerado um símbolo global da música, cultura e identidade jamaicana.

A exposição Bob Marley One Love Experience está em Toronto, e fez a sua estreia na América do Norte. A exposição foi apresentada pela primeira vez este ano em Londres, Reino Unido, de fevereiro a abril.
A experiência mostra fotografias e recordações de Marley nunca antes vistas, enquanto mergulha numa viagem pela sua vida, paixões, influências e legado duradouro.

Cedella Marley, CEO do Bob Marley Group Of Companies, disse num comunicado à imprensa: “Toronto parece o lugar perfeito para fazer nossa primeira parada na América do Norte. Meu pai adorava tocar aqui e há uma comunidade caribenha incrível e uma conexão de reggae na cidade”.

Uma exposição composta por uma área de seis salas, onde cada visitante tem a oportunidade de conhecer melhor e levar para casa um pedaço da história desta lenda do mundo.

 

bob marley - milenio stadium

 

One Love Forest

A jornada continua na exuberante Floresta One Love, levando-nos às profundezas da Jamaica e ao pano de fundo visual do songbook de Marley. Lá podemos desfrutar da floresta, andar no baloiço ou apenas apreciar os aromas e sons.

Soul Shakedown Studio

A festa atinge um ponto alto no Soul Shakedown Studio, uma discoteca silenciosa muito original no coração da experiência. Tivemos a oportunidade de utilizar fones de ouvido para apreciar a música numa festa de dança reggae. Também passamos pelo corredor que simula os bastidores de um show de Marley.

Beautiful Life Zone

Chega então o momento de seguir para a Beautiful Life Zone, que celebra todas as paixões do lendário Bob Marley, do futebol à família. Num ambiente de sala de jogos, encontramos um par de ténis que pertenceu ao músico e foi utilizado por ele em várias atividades desportivas.

Music Room

A primeira experiência acontece na Music Room. À medida que os fãs entram, eles são recebidos com vibrações positivas no One Love Music Room, que é adornado com letras, prémios, elogios e sua peça central, um dos maiores discos de vinil de sempre comemorando Legend, o álbum de reggae mais vendido do mundo. Bob Marley é considerado um dos artistas que mais discos vendeu, com 115 milhões de vendas mundiais.

Concrete Jungle Street Art Expo

Partimos para a rua Concrete Jungle, onde descobrimos a exposição de arte de fãs que contou também com obras originais do mundialmente famoso Mr. Brainwash. Os fãs tiveram a chance de enviar a sua arte inspirada em Marley e One Love para ser incluída na exposição.

Next Gen Zone

Por fim, fomos convidados a celebrar e honrar o legado de Bob Marley, destacando o trabalho indelével e inegável de sua esposa Rita, seus filhos e agora seus netos que espalharam a mensagem de One Love e da música e filantropia de Bob para o mundo, passadas quatro décadas. Deixamos as nossas mensagens personalizadas de paz e inclusão na One Love Tree, enquanto refletimos sobre a experiência e o impacto de Bob na cultura e no mundo.

A exibição tem recebido muitos fãs em Toronto que ficaram inspirados com a vida e obra deste ícone mundial.
Andrew revelou que “foi impressionante como ele viveu a sua vida e o legado que ele deixou”. Charles, que também visitou a galeria, disse que “a sua música tem uma mensagem muito forte. A música de Marley continua viva porque a sua mensagem e as suas letras continuam atuais, são sobre união, amor, um povo e uma nação”.
Também conversamos com Janet que contou que a exposição foi “bastante educativa e interessante”. Janet deixou a mensagem para que as novas gerações possam “liderar pelo exemplo e ajudar os outros, à medida que vivem o seu dia a dia e a sua vida”. A exposição está localizada no Lighthouse ArtSpace (1 Yonge St.) e continuará na cidade até ao dia 5 de setembro. Os bilhetes estão disponíveis em www.bobmarleyexp.com.

Nas palavras do astro mundial:
“Abra seus olhos, olhe para dentro de si. Está satisfeito com a vida que leva?” – Bob Marley

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER