TAP liga Europa à Amazónia através de Lisboa
Foi com fado e com samba que se coloriu a solenidade do anúncio: com início esta semana, a TAP ligará, a partir de Lisboa, a Amazónia à Europa. Sim, à Europa. Porque fazê-lo através de Lisboa é o mesmo que estender uma longa (e única) passadeira aérea a todos os europeus que queiram conhecer o pulmão do Mundo.
“Somos a companhia aérea europeia dos brasileiros”, ilustrou, a esse propósito, Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, sem esconder o júbilo pela concorrida festa que, na noite desta terça-feira, lotou o imponente Teatro Amazonas, em Manaus, e que assinalou o voo inaugural entre a capital portuguesa e a sua congénere amazónica.
“É o coração da Amazónia e pode suscitar o interesse dos portugueses e dos europeus”, enfatizou, sublinhando a importância de se tratar de um “destino ecológico orientado à sustentabilidade e com grande vigor cultural”.
Como Manaus não tinha nenhuma ligação aérea à Europa, a TAP viu potencial nesta estratégia de alargamento das suas rotas. “Coloca-nos numa posição de privilégio. É um destino que tem um apelo muito grande por causa da floresta”, sublinhou ainda Carlos Antunes, revelando que Manaus passa a ser a 13ª conexão entre Portugal e o Brasil patrocinada pela TAP.
Assim, às segundas, quartas e sextas, haverá três voos entre Lisboa e Manaus. Numa primeira fase, estas ligações não são diretas, havendo uma escala em Belém, no Pará. Isto significa que estes três voos semanais vêm juntar-se aos outros três que a TAP já oferece precisamente entre Lisboa e Belém.
“O nosso povo estava muito carente desta ligação”, reconheceu, por seu turno, Flávio Antoni Filho, representante do governo federal do estado do Amazonas. “Que seja um voo bem lotado e bem produtivo”, concluiu.
Antes, já Luís Rodrigues, CEO da TAP, sublinhara a importância da nova rota e o simbolismo da celebração, regada com música portuguesa e do Brasil. Do fado melancólico de Amália à poesia sonora de Elba Ramalho.
O voo entre Lisboa e Manaus terá capacidade para 154 passageiros e duração de 11 horas e 45 minutos, aproximadamente.
VM/MS
Redes Sociais - Comentários