Entretenimento

Sasha Waltz leva a Guimarães coreografia que criou para vencer confinamento

Coreografia de Sasha Waltz segue a estrutura da música “In C”, de Terry Riley, de 1964, considerada a primeira obra minimalista. FOTO: DR

“In C” já esteve em vários países e no sábado chega ao Centro Cultural Vila Flor, seguindo depois para Lisboa. Criação tem por base partitura histórica de Terry Riley.

Sasha Waltz criou o espetáculo “In C”, para a sua companhia, durante o confinamento de combate à covid-19. O trabalho viria a fazer a sua estreia no universo digital, em 2021, recebendo, críticas muito positivas. Desde então, a coreografia tornou-se numa linguagem que já foi aprendida por pessoas (nem sempre profissionais) de vários países da Europa, Ásia e América Central.

A peça estreia-se em Portugal, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, este sábado, seguindo depois para o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde se apresenta nos dias 10 e 11 de outubro.

“In C” já foi dançado no Kharkiv Music Fest, na Ucrânia, por grupos ucranianos que ensaiaram por Zoom, com a companhia baseada em Berlim. De acordo com a coreógrafa, trata-se também de uma forma de trabalhar sustentável.

“Estamos a atravessar uma crise climática e isso leva-nos a questionar se devemos viajar e de que forma vamos fazê-lo. Minimizamos o design dos cenários de forma a que não tivessem de ser transportados. Enviando embaixadores ou ensaiando online, o movimento pode crescer sem termos um grupo enorme de pessoas na estrada”, aponta a coreógrafa.

A composição consiste em 53 frases musicais de curta duração. Os intérpretes podem tocar as frases tantas vezes quantas quiserem, iniciando-as quando desejarem.

A coreografia de Sasha Waltz segue a estrutura da música homónima, de Terry Riley, de 1964, considerada a primeira obra minimalista.

Embora exista a partitura, há uma arbitrariedade na interpretação que torna cada récita única. Sobre este jogo, Sasha Waltz criou 53 figuras coreográficas e regras  para os bailarinos interagirem entre si e com o espaço. Dentro destas fronteiras, os bailarinos são livres de improvisar. A duração da peça, tal como da composição de Terry Riley, é variável, já que, uma vez em palco, cada intérprete é também um coreógrafo.

“In C”
Sasha Waltz & Guests
Centro Cultural Vila Flor – Guimarães
Sábado, 21.30 horas, 15 euros

JN/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER