Lifestyle

No Canadá, saudades de Portugal

Luis Cabral York University

Querido Portugal,
A linda terra da minha família é o berço da minha história. Estás assim tão longe de mim, mas estarás sempre entrelaçado no meu destino. A emoção que me dás só pode ser explicada na tua própria língua, que vem do teu nome. Sim, essa emoção, esta “saudade” que vive por dentro de mim, deixa-me a querer o que nunca tive, a divagar pelos lugares que incendeiam a minha imaginação.
Já andei pela tua ilha de São Miguel e a sua beleza deixou-me sem ar. Só mostraste um “ladozinho” do teu rosto e deixaste-me com a ambição de ver mais. Que estranho isto de ter esta saudade de coisas e sítios que nunca vi. Mas, quanto mais aprendo de ti, mais a minha saudade se intensifica.
Tenho saudades dos fados que ecoam nos cantos da Mouraria em Lisboa. Tenho saudades de comer francesinha no Porto a admirar o seu reflexo no Rio Douro. Tenho saudades da Praça da Misericórdia em Viseu, o sítio principal da minha novela preferida, Remédio Santo. Tenho saudades de relaxar nas praias do Algarve e beber o sol. Tenho saudades da verdura da Madeira e das outras ilhas dos Açores que ainda não conheço. Tenho saudades das torres dos teus castelos que contam a tua história magnífica. Quero agora lá estar e ficar mergulhado na cultura dos meus antepassados. Ainda bem que temos a palavra saudade porque acho que este sentimento iria ser inexplicável na minha língua materna, inglês.
Falam tanto do teu poder e da tua beleza, caro Portugal, que, embora estejas tão longe de mim e apesar de mal te conhecer, a tua memória fica comigo sempre. Sou canadiano de nascimento, mas o meu espírito é e vai sempre ser português. E não importa por onde eu vá e tudo que faça ou não faça, eu sei que a minha alma lusitana vai brilhar por dentro e por fora. Eu te prometo que um dia eu vou descobrir mais das tuas maravilhas e fazer os meus sonhos se tornarem realidade. E então, lindo Portugal, até já!
Do Canadá, com muito amor!

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER