Entretenimento

Jogos que tem no seu smartphone podem estar a “espiá-lo”

De acordo com o The New York Times, há um conjunto de jogos móveis na loja de aplicações da Google que está a utilizar os microfones dos smartphones onde estão instalados para detetarem o que é que os seus utilizadores estão a ver. De acordo com o jornal norte-americano, existem mais de 250 títulos na lista de jogos responsáveis por esta prática.

O software utilizado para captar e identificar o áudio é desenvolvido pela Alphonso, e as apps que o utilizam não são claras relativamente à sua aplicação, escondendo a sua divulgação ao cliente em separadores adicionais que são geralmente ignorados.

O objetivo deste software é dar às empresas informação adicional acerca do utilizador, de forma a que os anúncios exibidos possam ser segmentados de forma mais eficiente. E apesar de poder ouvir tudo o que diz, o programa, diz a empresa responsável, está desenhado para captar e interpretar apenas o áudio de séries de televisão, filmes e publicidade.

Em 2016, segundo adianta o Times, o governo dos EUA já tinha avisado as empresas que teriam de notificar claramente os seus utilizadores acerca da utilização de software desta natureza, explicitando o tipo de informação que estavam a recolher e qual a finalidade dessa recolha.

Note que alguns destes jogos mantêm a monitorização do som que é captado pelo microfone do seu smartphone mesmo após serem fechados.

A publicação esclarece ainda que apesar da maioria dos jogos terem sido identificados na Play Store, alguns deles estão também disponíveis para iOS.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER