Em Copenhaga, capital da Dinamarca, existe um distrito suburbano que se chamada Naerum e que é famoso por uma característica muito peculiar: os seus jardins ovais que abrigam a comunidade.
Em 1948, 40 lotes de jardins ovais, medindo aproximadamente 25x15m, foram construídos no distrito e distribuídos aos residentes locais.
O responsável pela paisagem inusitada foi o arquiteto Søren Carl Theodor Marius Sørensen. Apesar de cada um dos donos poder decorar o seu jardim como quisesse, ele forneceu algumas instruções para que os lotes fossem aproveitados da melhor forma.
Inicialmente, a ideia de Sørensen era dispor os jardins uniformemente. Porém, com o tempo, ele decidiu que a disposição em direções variadas deixaria o local mais descolado e dinâmico.
O objetivo da construção é incentivar os residentes a socializarem entre si. Afinal, com uma área verde do lado de fora, os moradores ganharam um lugar para aproveitar o dia ao ar livre. Dessa forma, eles podem caminhar, passear com os seus animais de estimação e conversar com os vizinhos.
Além desse incentivo, estes jardins ovais destacam-se, sem dúvida, pela visão que proporcionam do alto, com os formatos e as diferentes decorações criando um cenário incrível.
É importante explicar que para chegar aos jardins ovais de Naerum não é possível utilizar o carro. Afinal, um dos maiores objetivos de Søren Carl Theodor Marius Sørensen foi, justamente, incentivar as pessoas a passearem mais. Logo, só podemos ter acesso ao local caminhando.
Kika/FYI/MS
Redes Sociais - Comentários