De Salvador Sobral a Dan Brown: Os discos, livros e filmes mais comprados pelos portugueses em 2017
A FNAC revelou as listas dos discos, livros, filmes (DVD) e jogos (gaming) mais vendidos nos últimos 12 meses nas suas lojas.
Na música, “Excuse Me”, de Salvador Sobral, foi o álbum mais vendido do ano. Apesar de ter editado o álbum de estreia há mais de um ano, só despertou a atenção do público depois de ter vencido do Festival Eurovisão da Canção 2017, com a música “Amar pelos dois”, escrita pela irmã, a cantora Luísa Sobral.
O álbum de estreia, com uma sonoridade marcada pelo jazz e pela pop, apresenta composições escritas pelo próprio Salvador Sobral e por Leo Aldrey, às quais se juntam versões, por exemplo, de “Autumn in New York”, de Vernon Duke, ou “Nem eu”, de Dorival Caymmi. Há ainda um tema – “I might just stay away” – escrito por Luísa Sobral, inspirado pela obra do trompetista Chet Baker, uma das referências de Salvador Sobral.
No disco, Salvador Sobral surge acompanhado por Júlio Resende (piano), que coproduziu o disco, André Rosinha (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).
“Sempre Mais”, de Tony Carreira, foi o segundo disco mais vendido do ano na FNAC, seguido de “Bowie 70”, de David Fonseca, e de “Duetos”, de Paulo de Carvalho. “Roberto Carlos Por Raquel Tavares” fecha o top 5 da loja.
Já no que diz respeito aos livros, “Origem”, de Dan Brown, foi o mais vendido. A obra acompanha Robert Langdon, professor de simbologia e iconologia religiosa da universidade de Harvard, que chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbau para assistir a um grandioso anúncio: a revelação da descoberta que mudará para sempre o rosto da ciência.
“Chegar Novo A Velho” (Manuel Pinto Coelho) e “Escrito Na Água” (Paula Hawkins) completam o top três.
O filme “Paula Rego, Histórias & Segredos”, sobre a vida e obra da pintora, realizado pelo cineasta Nick Willing, filho da artista plástica, foi o filme mais vendido em 2017 na FNAC. Já “Velocidade Furiosa 8” ficou no segundo lugar do top, seguido de “Cinquenta Sombras Mais Negras”.
Já no mundo da animação, “Zootropolis” foi o mais vendido em 2017, seguido de “Trolls” e “Cantar”.
Na área do Gaming, o jogo Fifa 2018, para a PS4, dominou as vendas na FNAC no último ano. Call Of Duty Wwii – Ps4 (2º), Uncharted: O Legado Perdido – Ps4 (3º), Crash Bandicoot N Sane Tril. – Ps4 (4ª) e Grand Theft Auto V – Ps4 (5º) completam o top 5.
Redes Sociais - Comentários