Entretenimento

Conheça o país que os portugueses estão a descobrir

Foram mais de 48 mil os portugueses a voar para a Turquia na primeira metade deste ano, Um recorde que representa um aumento de 25% relativamente ao mesmo período de 2023.

A Turquia parece ter entrado definitivamente no radar do turismo mundial, com um acréscimo de 14% de estrangeiros a visitar o país no primeiro semestre deste ano, segundo dados revelados pelo Ministério da Cultura e do Turismo turco. E este aumento – passaram os 23,8 milhões de visitas – reflete-se, naturalmente, nas receitas: cresceram 9,3%, para um total de 21,6 mil milhões de euros.

A rua Istiklal, em Istambul (Foto: TGA)

E se a Rússia, a Alemanha e o Reino Unido são os primeiros países de origem dos turistas que aterram na Turquia, os portugueses também contribuem para os bons resultados do setor, com 48.271 visitantes de janeiro a junho deste ano, mais 25,25% do que no primeiro semestre de 2023. Mais de 2,7 milhões de russos (+3%), mais de 2,5 milhões de alemães (+9%) e perto de 1,8 milhões de britânicos (+19%) representam as fatias maiores do bolo, mas não o crescimento.

Istambul e a torre de Galata, (Foto: TGA)

O Mercado chinês aumentou 111%, para mais de 187 mil visitantes, enquanto o japonês cresceu 96%, passando os 56 mil turistas. Quanto ao que os estrangeiros deixam no país que une a Europa e a Ásia, calcula-se que a despesa média diária por visitante foi de 89,5 euros. O objetivo do Ministério é chegar a 31 de dezembro com mais de 60 milhões de visitantes, para uma receita anual de 54,76 mil milhões de euros.

Antalya, İstambul, İzmir e Muğla são os destinos mais procurados, registando-se o aumento da procura de património histórico. Os museus e sítios históricos acolheram quase 14 milhões de visitantes (+12%), com destaque para Éfeso, em Izmir, o Museu Mevlana, em Konya, Hierápolis e Pamukkale, em Denizli, Göreme e Zelve/Paşabağları, na Capadócia/Nevşehir.

VM/MS/JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER