Entretenimento

Confira os eventos culturais no fim de semana de setembro em Portugal

Museu Serralves. Exposição MICRO | MACRO. Fotografia: André Delhaye

Não há nenhum primeiro de janeiro que pareça tanto um recomeço como setembro, pelo menos no mundo das artes performativas. Essa esperança nos recomeços arranca este fim de semana.

Dizem que o outono é para os românticos, mas como ainda estamos no verão e há os saudosos dos festivais ao ar livre, ainda há muito para ver nestes últimos 15 dias de estio.

Coimbra: tranquilos ainda há rock

Em Coimbra, o Luna fest assegura que é o “último festival de verão” e traz muito rock, com  Jon Spencer, Kid Congo and The Pink Monkey Birds, The Gories e os  Theatre of Hate. Tudo para ver a partir desta sexta feira e até domingo na Praça da Canção. Leia aqui todos os destaques da diversão. Os bilhetes custam 35 euros cada dia e 88 euros para os três dias.

Porto: concertos na Avenida, livros no Palácio e composição em tempo real em Serralves

A Casa da Música encerra estes dias o seu programa de verão com os tradicionais concertos na Avenida dos Aliados totalmente gratuitos. Esta sexta-feira, um dos imperdíveis será o concerto Utentes da Liga para a Inclusão Social e coros amadores da Orquestra Som da Rua, para assistir a partir das 22 horas, num espetáculo com a direção musical de Jorge Prendas. Sábado à mesma hora e no mesmo local, a Orquestra Sinfónica do Porto promete uma noite para “dar a conhecer algumas das mais belas páginas orquestrais inspiradas no enérgico folclore da Rússia, Hungria ou Roménia, sem esquecer de visitar a célebre música escrita para o drama de uma princesa transformada em cisne”, com direção musical de Miguel Sepúlveda.

A Feira do Livro do Porto tem a última chamada estes dias: Frankie Chavez, Emmy Curl e Amélia Muge são alguns dos concertos dos que poderá desfrutar ao fim da tarde na Concha Acústica. Mas também poderá ver outras dezenas de atividades, lançamento de novos títulos e descobertas de velhos títulos e algumas pérolas nos alfarrabistas.

O Museu de Serralves recebe este sábado, às 19.30 horas, uma performance única de João Fiadeiro, “Sensibilidade às Condições Iniciais” é produzida a partir de um dispositivo escultório construído com objetos encontrados nos jardins e armazéns de Serralves.  Os dois artistas não terão qualquer interação prévia com a instalação criada por João Gonçalo Lopes e recorrendo aos objetos museológicos que escolheu, e a performance nascerá da reação imediata às condições dispostas pelo artista visual, numa colaboração que explora o conceito de mutualidade entre o espaço e os objetos que o habitam.

Se é muito fã do trabalho de João Fiadeiro pode também espreitar a performance “SELF(ISH)-PORTRAIT” que apresenta no sábado às 22 horas, na Black Box da Central Elétrica no âmbito do Encontro Internacional de Artes Performativas 24 Volts. Há dezenas de performances para ver estes dias, sábado assinala o final do encontro.

Braga: está na hora de tirar o casaco branco do armário

Carminho, Os Quatro e Meia, Bispo tocam na Noite Branca na sexta-feira; Wet Bed Gang, Bárbara Bandeira e Pedro Abrunhosa no sábado e Daniel Pereira Cristo no domingo. Precisa de mais motivos para tirar o fato branco do armário? Braga dá-lhe dezenas de motivos com exposições, perfomances, DJ´s para ver duarante todo o fim de semana e todos gratuitos.

Vila Nova de Gaia: música do Mundo

A música do Mundo regressa à Serra do Pilar e ao Jardim do Morro, trazendo ritmos e melodias de vários países. Durante os três dias do festival, a animação na rua será feita pelos Pauliteiros Académicos do Porto, Al Caravan e Manaita – Dulzaineros de Zamora (Castilla y León). Esta sexta feira às 22 horas tocam os Project Smok, da Escócia, no Jardim do Morro.

Faro: Festival F diz que é o último festival de verão

Se não consegue estar em Braga, e está mais a sul, o Festival F, em Faro tem muita música para oferecer até sábado, Carminho, Marisa Liz, ou Carolina Deslandes são alguns dos nomes que pode encontrar por lá. O bilhete diário custa 22 euros e o passe de três dias 54 euros.

Valença: ainda os 50 anos do 25 de Abril

Esta sexta feira em Valença decorre o concerto da Orquestra Sinfónica da Radiotelevisión Española (RTVE) e da pianista Marta Menezes, o espetáculo evocativo do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, integra a Mostra Espanha e a agenda cultural do ministério da Cultura de Espanha, numa homenagem a compositores de ambos os países. Para assistir às 20 horas nas Cortinas de São Francisco, Fortaleza de Valença.

Barcelos: Pintura do Eixo Atlântico

Em Barcelos decorre esta sexta feira a inauguração da 14.ª edição da exposição itinerante “Bienal de Pintura do Eixo Atlântico”. Uma organização conjunta do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular e da Câmara Municipal de Barcelos, a exposição apresenta 25 obras de artistas da Galiza e do Norte de Portugal. Para ver até ao final do mês no Espaço Cultura.

Está fartinho de confusões e quer um certo conforto? Entre na sala de cinema e vá ver “Beetlejuice, Beetlejuice” de Tim Burton.

JN/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER