Aveiro celebra vida e obra de Vasco Branco, artista total
Com uma exposição que passa em revista o multifacetado percurso de Vasco Branco, Aveiro rende homenagem, a partir desta sexta-feira, a um dos seus filhos pródigos.
Escritor, cineasta, ceramista e pintor, Vasco Branco deixou uma forte marca na cultura portuguesa do seu tempo. Esta sexta-feira, dia em que se assinala o 105º aniversário do seu nascimento, Aveiro, cidade natal do artista, rende-lhe uma homenagem.
Às 18.30 horas, na Praça da República, abre ao público a exposição, “Roteiro de uma obra irreverente”. Sob a forma de instalação, a mostra percorre as múltiplas dimensões do seu percurso. Os múpis dispostos ao longo da praça, tendo como ponto de partida a estátua de José Estêvão, atravessam as vivências do homem, mas sobretudo do artista que se dedicou ao longo dos anos à literatura, pintura, cinema e cerâmica.
Patente ao longo de um mês numa das zonas mais centrais e concorridas de Aveiro, “Roteiro de uma obra irreverente” lança um conjunto de pistas que procuram que o visitante responda a uma pergunta tão simples como desafiadora: “quem é Vasco Branco?”.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários