ArtesonoraBlog

Igreja da Válega: A beleza das cores aproxima-nos de Deus

Igreja_matriz_de_Santa_Maria_de_valega__parish_church_of_Valega,_Portugal

 

 

Qual será a igreja mais bonita de Portugal? Portugal tem muitas igrejas que se diferem na sua localização, a importância, a altura, o estilo, a talha dourada, os vitrais, entre outras características que podem fazer com que uma igreja se destaque.

Uma grande surpresa que nos espera, quando à beira de uma pequena estrada, reparamos com uma igreja de infinitas cores, a Igreja de Válega. Começou a ser construída em 1756, tendo a obra demorado mais de um século para ser concluída. A Igreja de Válega possui características que fazem parte do seu encanto. A torre do sino está integrada na fachada desta igreja que é ampla e elevada. Mas sem sombra de dúvida que um dos atributos que mais valor e beleza concedem à igreja é o seu revestimento. Uma verdadeira obra de arte situada no concelho de Ovar, distrito de Aveiro. Válega pertence ao concelho de Ovar.

A cidade de Ovar é conhecida como a cidade do Museu Vivo do Azulejo. Não porque tenha mais azulejos que outras cidades como o Porto, Aveiro ou Lisboa, mas por ser uma pequena cidade com bastantes fachadas azulejadas que lhe confere este título de cidade museu vivo do azulejo. Um título dado por Rafael Salinas Calado. No centro da cidade conseguimos encontrar azulejos, sobretudo das fábricas de Vila Nova de Gaia e do Porto, em Válega encontramos azulejos provenientes de uma fábrica do distrito de Aveiro, a Fábrica Aleluia. Esta igreja deslumbra pelos seus azulejos, tanto no interior como no exterior, sendo mesmo considerada uma das mais belas igrejas de Portugal.

 

igreja-valega-ovar

 

Um exemplar de arquitetura religiosa, um verdadeiro templo em estilo barroco, bem colorido, que retrata algumas passagens bíblicas e a manifestação artística do azulejo português. Um caso especial e muito provavelmente único no mundo. Não é muito comum encontrarmos em Portugal uma igreja com uma fachada tão colorida. No entanto, esta Igreja é diferenciadora de todas as outras, por este revestimento azulejar. Começou a ser construída em 1746 e o primeiro marco da construção está reforçado num painel, onde se vê Jesus a dar a chave a São Pedro para fazer o início deste marco e desta construção.

Existe outro benemérito que merece algum destaque. É o Comendador António Augusto da Silva. O Comendador era natural de Válega e tinha um grande poder económico e resolveu deixar a sua marca na sua terra natal, com a oferta de azulejos para revestimento de toda a fachada, daí esta escolha de azulejos mais coloridos. Organizou uma campanha, que compreendeu o revestimento a placas de mármore do interior da capela-mor, do sub coro e dos lambris em geral. A fachada da igreja de Válega torna-se ainda mais bonita quando é banhada pelos raios de sol, ao pôr-do-sol, pois virada para poente exibe uma luminosidade incrível.
Os azulejos de múltiplas cores apresentam-se de uma forma distinta, absolutamente memorável!…agora que ficou a conhecer um pouco mais sobre esta Igreja fabulosa, certamente que está com interesse em visitar este monumento de rara beleza. Numa visita a Portugal venha testemunhar a beleza das cores desta igreja que nos aproxima de Deus.

Paulo Perdiz/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER