ArtesonoraBlog

Alda Casqueira: Ensinar cantando

 

347142141_208021225389715_6889266957699243912_n - milenio stadium

 

Alda Casqueira, é educadora de infância e há muito que dedica a sua vida à educação pela música. É natural da Gafanha da Nazaré, mas reside e trabalha em São Miguel, nos Açores, desde 2001.

Esteve ligada à música desde muito cedo e também a vários projetos musicais. No decorrer da sua licenciatura em Educação de infância, na Universidade de Aveiro, nasceu-lhe o gosto da composição para crianças.

Já nos Açores foi membro integrante do grupo de teatro “Boneca de trapos” aliando a vertente da dramatização à composição musical. Foi também vocalista da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada durante 7 anos.

No decorrer da sua prática letiva, a partir da necessidade de músicas que consubstanciassem as aprendizagens dos alunos, voltou à composição para a infância. Ao notar na prática o sucesso das suas criações, decidiu partilhá-las com outros colegas. Pelos vistos a necessidade dos outros profissionais era semelhante à sua e começaram as partilhas através, inicialmente, do YouTube e, posteriormente, através do Facebook. Desde então o seu canal tem crescido e detém, ao momento, cerca de 60 mil subscritores e mais de 29 milhões de visualizações.
Durante a pandemia foi a cara da rubrica “Cantar em casa” do programa “Aprender em casa” (telescola) da RTP-Açores, onde levou músicas de sua autoria durante dois anos letivos, às crianças do arquipélago e de todo o país.

Temas como “O meu pai é grande”; “Oh bruxa má”; “Gosto de rimar” ou “A lenda de São Martinho” dispensam apresentações e precedem-na onde quer que vá, uma vez que são entoadas por milhares de crianças, não só em Portugal, como além-fronteiras, sendo também muito utilizadas por escolas portuguesas nas comunidades da diáspora como uma ferramenta para o ensino da língua portuguesa.

 

275774834_5390729264294974_5825997010162126633_n - milenio stadium

 

Desde o ano letivo 2015/2016 que deixou de ter uma turma a seu encargo, para trabalhar em itinerância por todas as turmas do seu agrupamento, desde a educação pré-escolar até ao 2.º ciclo. O projeto que desenvolve com outra colega, intitula-se “Canta comigo, Leio contigo” e tem como principal objetivo a promoção do livro e da leitura de uma forma um tanto informal, mas que tem como primordial objetivo cativar as crianças e criar nelas o gosto pelos livros e pela leitura.

A música que compõe também faz parte destas sessões. Têm percorrido várias ilhas dos Açores e também o continente português. Desde novembro de 2022, e após inúmeras solicitações, tem feito espetáculos a solo um pouco por todo o país. Estes caracterizam-se por uma grande proximidade entre si e o seu público, que conhece de cor as suas canções e se deixa encantar com as histórias que conta e que canta.

Um dos seus maiores desejos, para além de continuar a compor e a cantar, é de, um dia, poder vir a cantar e a contar histórias às crianças filhas de emigrantes que longe da terra dos seus pais, ainda se comunicam na nossa língua mãe.

Paulo Perdiz/MS

 

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER