Canadá entre nós

Vamos conhecer juntos um lugar bem especial de Toronto: O Tommy Thompson Park

 

tommy thompson park - milenio stadium

 

É difícil acreditar que estando no local, você está a poucos passos do centro da quarta maior cidade da América do Norte. As vistas amplas do Lago Ontário, o vôo contínuo dos pássaros e a quantidade de árvores, contribuem para uma sensação de desconexão com o urbano e reconexão com a natureza. O caminho que se apresenta ao longo do trajeto de cinco quilômetros até o ponto mais externo do parque, revela um lugar onde a cidade e a natureza se fundiram de maneiras muito interessantes. Surpreendentemente, o que começou como um aterro de entulho extraído do centro de Toronto na década de 1950, tornou-se hoje, um modelo globalmente significativo para a ecologia urbana.

A história do nascimento desse parque, como já mencionado, se inicia com um depósito de ruínas das construções pré-moderna de Toronto. Os restos desses edifícios aparecem em todos os lugares. Mas, usando esses escombros como base, o plano criado pelo arquiteto e paisagista Walter H. Kehm foi extremamente bem-sucedido em preparar o cenário para a natureza florescer de uma maneira incomum. Kehm afirmou que ao fazer os planos para Tommy Thompson Park, na década de 1980, ele projetava mais para a flora e a fauna que começavam a habitar o parque e menos para as pessoas que chegariam depois.

Hoje, o parque está repleto de pássaros, animais selvagens e espécies de plantas nativas e não nativas, que encontraram conforto nesta península de concreto enquanto coexistem com centenas de milhares de visitantes que vão para este destino regularmente.

As linhas costeiras de Tommy Thompson Park, expõem os materiais brutos de edifícios demolidos da cidade: concreto, tijolo, cerâmica e pedra. No entanto, com o tempo, as ações do lago suavizaram suas bordas e as remodelaram em formas hipnotizantes que podem ser descritas como obras de arte acidentais. Entre essas acumulações, estão espalhadas inúmeras esculturas improvisadas criadas pelos visitantes do parque. Construções de aço, tijolos e outros detritos, aparecem a cada fim de semana, criadas por famílias, grupos de adolescentes ou outros indivíduos, que simplesmente não resistem ao desejo de reimaginar e reconfigurar os escombros do passado de Toronto.

O Tommy Thompson Park, é um ótimo lugar para aproveitar o ar puro e a paz que a natureza proporciona. Esse parque é considerado um dos melhores locais para observação de aves da cidade, com mais de 300 espécies registradas. É também um destino privilegiado para observação da vida selvagem e pesca.

Além de tudo isso, o parque oferece vistas maravilhosas da cidade de Toronto e do Lago Ontário.

Vale lembrar, que você pode aproveitar o local em todas as estações, mas claro, a primavera, verão e outono são as mais populares para atividades, como caminhadas, corridas, patins e ciclismo.

E o melhor de tudo é que fica no centro de Toronto. Então, sem desculpas pra aproveitar o fim de tarde pedalando ou caminhando, depois de um dia estressante, hein?

Adriana Marques/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER