Canadá entre nós

Uma jóia cultural no coração de Toronto Conheça o AGO

 

sean-driscoll-WwKHOQV973s-unsplash

 

E lá vamos nós em mais uma aventura! Desta vez, eu vou te levar à Art Gallery of Ontario, uma das instituições de arte mais famosas do Canadá. Vamos juntos viajar pelas galerias e exposições mais icônicas do país, quiçá, do mundo!

Localizado no coração de Toronto, o AGO abriga uma impressionante coleção de arte canadense, europeia e contemporânea, e é um destino de visita obrigatória para os amantes da arte e os que buscam cultura.
As galerias de arte canadenses no AGO, apresentam obras de alguns dos artistas mais famosos do Canadá, incluindo o Grupo dos Sete e Emily Carr. Em alguns quadros, eu consegui sentir a brisa do frio, que a gente sabe que tem por aqui. Me senti imersa nas lindas paisagens do Canadá.

A coleção abrange mais de 20.000 obras, apresentando arte canadense do século 18 até os dias atuais. A coleção de arte Inuit da AGO também é digna de muito apreço, com mais de 4.000 obras que fornecem uma visão abrangente da história da arte Inuit.

As galerias de arte contemporânea do AGO são um centro de inovação e experimentação, apresentando obras de alguns dos artistas mais influentes do nosso tempo. A galeria é dedicada a apresentar novas e emocionantes formas de arte e explorar as últimas tendências e movimentos da arte contemporânea. A coleção de arte contemporânea está em constante evolução, com novas aquisições e exposições sendo adicionadas regularmente. Inclusive, eu encontrei por lá, duas mostras incríveis: a primeira, foi a de “Jonsi – Obsidian”, que me proporcionou uma vivência muito interessante, a de estar perto de um vulcão! E outra mostra super profunda, foi a respeito da vida e obra de um ícone canadense: Leonard Cohen. Um músico, escritor e desenhista incrível!
Também vivenciei a arte de Yayoi Kusama’s, com o Infinity Mirrored. Se trata de um quarto fechado onde você se depara com vários espelhos e pequenas esferas espalhadas pelo local. Foi bem divertido! Lembrando que há a necessidade de reservar um horário na própria galeria, com antecedência.

 

ago - toronto - milenio stadium (1)

 

As galerias de arte europeias, abrigam uma coleção diversificada de arte, que vai desde os tempos medievais até o século XX. A coleção apresenta também artes decorativas, como móveis e têxteis, proporcionando um vislumbre da vida cotidiana dos europeus ao longo da história.

Além de seu acervo impressionante, o AGO oferece uma variedade de programas e eventos para visitantes de todas as idades. Visitas guiadas, palestras e workshops são apenas algumas das atividades disponíveis para os visitantes.

A galeria está super comprometida com a acessibilidade e inclusão, com programas e iniciativas destinadas a tornar a arte acessível para todos. O local oferece entrada gratuita para visitantes com até 25 anos e conta com diversos recursos de acessibilidade, como guias de áudio e vídeo para deficientes visuais e auditivos.
A Art Gallery of Ontario é uma jóia cultural no coração de Toronto! Seja você um amante da arte, um algúem em busca de cultura ou simplesmente, se está procurando por uma experiência única e inspiradora, o AGO é o destino certo.

Adriana Marques/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER