AmbienteBlog

Recursos Naturais – Consumo Insustentável

Terra Viva

 

milenio stadium - recursos - seca

 

Os quase 8 mil milhões de seres humanos existentes no planeta consomem uma astronómica quantidade de recursos naturais – claro que uns mais do que outros, enquanto uns têm dificuldades de bens básicos e essenciais, outros vivem no desperdício. Quase 900 milhões de pessoas sofrem de subnutrição.

Na globalidade, a espécie humana consome anualmente os recursos equivalentes a quase dois planetas. Esta drenagem da Terra é incomportável, neste caminho devoraremos tudo até ao ponto de ser impossível a nossa própria sobrevivência.

A crise energética e alimentar era já uma realidade antes deste período de confrontos bélicos, e agrava-se ainda mais devido à destruição de produção num dos maiores produtores de cereais do mundo que é a Ucrânia, acrescentando ainda o facto de também ser um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes. Se já era difícil e complicada a gestão de recursos, com guerra tudo piora ainda mais.

Os recursos mais explorados são a água, os combustíveis fósseis, os solos, as florestas, minérios e areias, e metais raros.

A FAO (Food and Agriculture Organization – UN), perspetiva que em 2025 cerca de 1,8 mil milhões de pessoas viverão em zonas ou países com escassez de água.

Com o consumo atual de petróleo prevê-se que restem apenas 41 anos de reservas passíveis de extração. Relativamente ao gás natural restam cerca de 150 anos.

A perda de floresta ronda os 4,7 milhões de hectares anualmente.

A desertificação é de cerca de 11,8 milhões de hectares anuais.

Nos minerais o cenário repete-se – ao ritmo atual a extração da maior parte dos metais estará comprometida antes do final do século, tais como a platina, cobre, antimónio, lítio, fósforo, urânio, níquel, chumbo, ouro, zinco e outros.

A pegada ecológica resultante das atividades humanas e o consumo de recursos é de uma incomensurável dimensão, o planeta não aguentará este ritmo por muito tempo, o consumo atual é insustentável.

Mas qual é a preocupação imediata de alguns líderes mundiais? Fazer guerra…

Qual o objetivo de centenas de milhares de humanos? Fazer fortunas com produção de armamento.
Qual o objetivo de qualquer país? Produzir para exportar, aumentar a riqueza, pensando que desta forma darão melhores condições de vida aos seus povos.

Depois disto…, peço desculpa, voltem lá para o que estavam a fazer, vão lá fabricar e vender armas, dar uns tiros, comprar 150 coisas no supermercado embaladas em plásticos, voltem para os vossos jogos no telemóvel equipado com baterias feitas com minerais, colhidos algures em África, por crianças de oito anos porque cabem melhor nas galerias das minas.

Aos nossos netos não deixaremos nada, ou talvez até deixaremos algo… o nosso mau exemplo.

Paulo Gil Cardoso/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER