AmbienteBlog

Primavera: Primavera Equinócio de março

Terra Viva

milenio stadium - margarida

 

Para o hemisfério norte a Primavera este ano teve início às 15h53m do passado dia 20, mais propriamente deu-se o Equinócio de março, nesta data, sobre a linha do equador terrestre, a noite e o dia tiveram a mesma duração.

O Sol continuará a sua aparente deslocação para norte, atingindo o seu ponto máximo no Solstício de junho (dia 21 às 09h14m), tornando os dias mais longos, enquanto para a metade sul do planeta os dias serão até lá cada vez mais curtos. Os equinócios e solstícios devem-se ao ciclo que a Terra percorre anualmente em volta do Sol (translação), devido à ligeira inclinação do seu eixo de rotação e à medida que vai girando à volta do Sol, o planeta vai apresentando uma exposição diferente ao astro rei.

A grande maioria das espécies existentes neste planeta adaptaram-se a estes ciclos astronómicos e às suas consequências climatéricas, assentes essencialmente na energia solar, seja ela em forma de luz ou de calor.
Desde tempos imemoriais que a espécie humana sentiu e percebeu o condicionamento cronológico da viagem do Sol no firmamento. A maioria das plantas e dos animais aproveitam as energias solares favoráveis para os seus ciclos de reprodução, sendo a Primavera o início de uma enorme profusão de multiplicação de filhotes e novos rebentos. A humanidade sempre celebrou este incrível renascer da natureza: sumérios, celtas, gregos, egípcios, ameríndios, aborígenes e todo os povos e civilizações ao longo de milénios, tiveram eventos de celebração desta festa que é a renovação da vida.

O despontar começa sempre de forma um pouco tímida, aparecem as primeiras flores, algumas crias de aves e mamíferos, alguns frutos, migrações, mas de repente, ao fim de poucas semanas, a natureza explode em abundância.

Este despontar da natureza tem, no entanto, sofrido algumas alterações nas últimas décadas, o impacto das atividades humanas e da poluição que gera, têm provocado a antecipação deste período em cerca de 3 semanas, resultado das alterações climáticas e do aquecimento global, à primeira vista até pareceria positivo termos a Primavera mais cedo, desenganem-se, o período estival (Verão) torna-se também ele mais longo e mais seco, e a vida que explode mais cedo também acabará mais cedo, e menos seres resistirão, havendo menos populações a reproduzirem-se no ano seguinte.

Ano após ano vai diminuindo a quantidade e a diversidade de seres vivos, muitos extinguem-se. A taxa de extinções e espécies ameaçadas, desde há vários milhares de anos, que nunca foi tão elevada como nos últimos 100 anos.

Desfrutemos da Primavera, mas com a noção que teremos de trabalhar muito para a salvar, que temos de reaprender a respeitar a mãe Terra. A única forma de o fazermos é reduzir drasticamente as agressões que perpetramos, poluir menos, destruir menos.

Que a admiração pela natureza nos permita salvá-la e salvarmo-nos.

Paulo Gil Cardoso/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER