AmbienteBlog

Natal e Ano Novo Festeje de forma sustentável

Festeje de forma sustentável-ambiente-mileniostadium
Créditos: DR

Chegou o momento do ano em que os lares brilham com luzes coloridas, as publicidades tocam jingles contagiantes e há todo um ritual de preparação para as festas. Falamos das celebrações de Natal e Ano Novo!

Com elas vem muita alegria e bons momentos mas também uma grande carga negativa para o nosso planeta, derivada do consumismo, poluição e desperdício alimentar. Para que este ano tenha celebrações mais conscientes, sustentáveis e sem desperdícios, siga as nossas dicas! Há imensas formas simples e fáceis de adaptar as tradicionais festas em eventos mais amigos do planeta.

Reutilize embalagens e materiais

Apesar de ser um item muito característico do Natal, as embalagens e papel de embrulho geram um grande volume de lixo! Dê preferência aos materiais recicláveis, como papel kraft e cordão. Outra opção é utilizar tecidos, que podem ser lavados e ter outra aplicação após o uso. E que tal reutilizar embalagens de outros anos? Em vez de escrever o nome da pessoa presenteada com caneta, anote com lápis ou num cartão personalizado. Dessa forma, a embalagem ou embrulho pode ter uma nova vida no ano seguinte. Dê ainda uso às clássicas páginas de jornais e revistas, retalhos de tecido perdidos ou de peças de roupa demasiado velhas para doar. Se tiver jeito para tricotar e costurar, os presentes também podem ser oferecidos dentro de bolsas personalizadas, que depois podem servir, por exemplo, para saco de pão ou bolsa de cosméticos. Por outro lado, para fechar os embrulhos, esqueça a fita cola e opte por washi tapes (feitas com papel de arroz) ou cordel.

Presentes: menos é mais

Quem nunca recebeu algo que não precisava ou que já tinha? É muito chato quando acontece. Para evitar estas situações e ser mais amigo do ambiente, opte por presentes funcionais ou coletivos. Em vez de cada pessoa dar uma lembrancinha, uma boa alternativa é fazer um mealheiro em grupo para dar um presente de maior valor e que a pessoa realmente esteja a precisar. Se forem muitas pessoas, podem até usar uma plataforma de crowdfunding, por exemplo.

Compre em lojas e marcas sustentáveis

Hoje em dia, estar atento à pegada ecológica e tornar-se consciente das suas escolhas enquanto consumidor já se tornou habitual – comprar sustentável deixou de ser um bicho de sete cabeças e, para alguns, é já um estilo de vida. Também por isso há cada vez mais espaços e marcas que promovem este modo de vida. Pesquise marcas sustentáveis, desde a cosmética ao calçado, passando pelo vestuário feminino, masculino ou infantil, sem esquecer a decoração para a casa. Olhe com atenção para estas marcas amigas do ambiente se quiser comprar presentes de Natal a pensar num consumo sustentável.

Ofereça a sua presença

Foque-se mais na experiência e menos nos presentes, principalmente com as crianças. Demonstrar o carinho vai além dos bens materiais: crie momentos especiais que ficarão marcados na memória. Planeie atividades como construir figuras de natal, fazer um bolo diferente ou decorar biscoitos e assistir a um filme com toda a família reunida, por exemplo. Se for presentear, prioritize a qualidade e não a quantidade. Opte por itens de madeira ou de pano, de fabricação local, brinquedos em segunda mão ou até uma assinatura de livros.

Crie a sua própria decoração

As árvores e as decorações são algumas das partes mais divertidas do Natal e Ano Novo, mas podem sair bem caras, além de envolverem muito plástico. Pode criar itens decorativos a partir de coisas que já tem em casa ou adaptar as decorações do ano anterior. Reaproveite embalagens de presentes, cartões, papelão e recortes de revistas. Pronto, agora é só chamar a família para colocar a criatividade em prática.

Alimentos vegetarianos

No que diz respeito à alimentação, a indústria da carne e derivados é das mais prejudiciais para o planeta. Lembre-se que as refeições não precisam necessariamente de carnes ou alimentos de origem animal para serem saborosas. Aproveite este momento para repensar o cardápio e incluir pelo menos alguns alimentos veganos ou vegetarianos à mesa. Hoje em dia existem receitas alternativas muito acessíveis e práticas de fazer.

Combater o desperdício alimentar

Como sabemos, muitas vezes as mesas de Natal e Ano Novo estão a transbordar de comida. Sabia que 35.5 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas no Canadá todos os anos? Significa que 58% da comida produzida no país acaba por ser desperdiçada. Isto não é apenas um grande desperdício de comida e dinheiro, mas aumenta a quantidade de CO2 que está a ser gerada nos aterros sanitários, o que cria um impacto ambiental terrível para o planeta. Nestas festas tente mudar este padrão. Verifique junto da sua família e convidados as preferências de cada um e planeie o tipo/porções de comida que vai servir à mesa. No final da noite, caso sobre comida e doces, prepare recipientes para take out e ofereça para levarem para casa. Ainda pode reaproveitar as sobras para refeições no dia seguinte. Assim teremos menos desperdício! Boas festas!

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER