Ambiente

Mamíferos Ameaçados em Portugal

lobo iberico - milenio stadium

 

Em Portugal continental, de 87 espécies de mamíferos avaliadas, 27 estão ameaçadas de extinção.
No passado dia 18 de abril foi publicado o “Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental” (que pode consultar em: https://livrovermelhodosmamiferos.pt/ ), onde se pode verificar que um terço das espécies estudadas estão seriamente em risco de existência.

CRITICAMENTE EM PERIGO

Boto – Phocoena phocoena, é um pequeno cetáceo (golfinho/toninha) com 1,5m a 2m pesando entre 45Kg a 65Kg, espécie residente na zona costeira portuguesa, e um pouco por toda a Europa.
Orca – Orcinus orca, cetáceo conhecido popularmente por Baleia Assassina (termo algo exagerado) com 7m a 8m e pesando até 7 200Kg, espécie visitante na zona costeira portuguesa, sendo que as que ocorrem em águas portuguesas pertencem à subpopulação do Estreito de Gibraltar que inclui menos de 50 indivíduos maturos.
Morcego-rato-pequeno – Myotis blythii, pequeno morcego com 4,3cm a 5,5cm pesando entre 8 a 12gr e com orelhas grandes, espécie residente, são conhecidas colónias apenas no Algarve e em Trás-os-Montes.

EM PERIGO

Morcego-de-ferradura-mediterrânico – Rhinolophus euryale, pequeno morcego com apenas 43mm a 58mm de corpo e cabeça, com envergadura de asas entre 30cm a 32cm e pesando até 17,5gr, espécie residente, ocorrendo essencialmente no norte e centro do país.

Musaranho-anão-de-dentes-vermelhos – Sorex minutos, pequeno mamífero semelhante a um rato, com um comprimento de corpo a cabeça de 5,4cm a 8,7cm e uma cauda com 3,2cm a 5,6cm, pesando 6gr a 12gr, com hábitos noturnos, em Portugal a sua população é muito fracionada e ocorrendo essencialmente a norte do rio Tejo.

Musaranho-de-dentes-brancos-pequeno – Crocidura suaveolens, pequeno mamífero semelhante a um rato, com um comprimento de corpo a cabeça de cerca de 62,9mm, pesando 5,7gr a 8,1gr, a cauda tem pelos muito longos, espécie residente, alimenta-se essencialmente de pequenos insetos, em Portugal habitam essencialmente no norte do país.

Toupeira-de-água – Galemys pyrenaicus, com 11,5cm a 13,5cm e uma cauda longa, pesando entre 50gr e 76gr, espécie residente, em Portugal ocorre essencialmente nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Âncora, Lima, Neiva, Cávado, Ave, Leça, Douro, Vouga, Mondego e Zêzere.

Lobo-ibérico – Canis lupus, parente do nosso fiel amigo cão, com um comprimento de 1,30m a 1,80m e podendo pesar até 40Kg, espécie residente, atualmente a sua população está estimada em menos de 250 indivíduos adultos, ocorrendo apenas no norte e no centro de Portugal.

Estas são apenas algumas das espécies em situação crítica, e que apresento apenas a título de exemplo, poderão verificar outras como o Tourão ou o Lince Ibérico, no “Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental”.
Todas estas espécies têm como principal problema a atividade humana, seja por destruição de habitats, poluição, alterações climáticas, etc.

Vamos em elevada velocidade contra uma parede, sem travões, o resultado adivinha-se catastrófico.
Sem esforço não haverá solução nem para a biodiversidade nem para a espécie humana.

O projeto “Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental” é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020, União Europeia – Fundo de Coesão e pelo Fundo Ambiental. Tem como beneficiário a FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e como parceiro o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A coordenação científica é do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e conta como parceiros de execução com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade de Aveiro (UA), Universidade de Évora (UE), ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias Agrárias e Agroambiente da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO) e Mesocosmo – Consultoria, Tecnologia e Serviços Científicos, Unipessoal Lda. Todas as entidades integram uma Comissão técnico-científica que acompanha e orienta o desenvolvimento dos trabalhos e questões de natureza metodológica do projeto.

Paulo Gil Cardoso/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER