Ambiente

Energias Verdes (parte II)

 

São sete as fontes de energia renováveis ou ditas verdes, mais desenvolvidas pela atual civilização, umas consensuais, outras nem por isso (continuação de edição de 31 de março 2023).

Energia Geotérmica
Prós – Não é poluente e é inesgotável. Não é necessária qualquer combustão para produzir vapor de água para movimentar turbinas. A área ocupada por uma Central Geotérmica é muito inferior a qualquer outra central de combustão ou hidroelétrica. Não existem efluentes ou excedentes poluentes. São sistemas fiáveis que produzem energia 24h sobre 24h.

Contras – Se a sua instalação não for em locais onde a energia da Terra esteja perto da superfície (por exemplo geiseres ou vulcões), a sua captação implica perfurações em profundidade o que pode tornar muito elevado o seu custo de instalação, também a manutenção deste tipo de captação pode ter custos elevados de manutenção. Em zonas mais frias são usados anti-gelificantes que são poluentes.

Energia de Ondas e Marés

Prós – Não é poluente e é inesgotável. Não existem libertações de poluentes na sua captação. No caso das marés, é fácil o cálculo de produção energética devido à previsibilidade destas. A captação é possível basicamente 24h sobre 24h.

Contras – As instalações de captação da energia das ondas requerem grandes investimentos e a produção poderá ser muito irregular e de potência reduzida, nas áreas onde são instalados os flutuadores a navegação fica restringida, apesar de poder ser até um fator positivo para os ecossistemas marinhos. A deterioração de materiais é elevada devido à exposição a ambiente salino, implicando custos de manutenção e substituição. A captação de energia das ondas requer locais de ondas de grande amplitude, limitando em muito as zonas de possíveis instalações.

Energia de Biomassa

Prós – É uma fonte de energia natural e renovável. Utilização de recursos renováveis. Emissão de menos gases poluentes relativamente aos combustíveis fósseis. Grande eficiência energética. Utilização de materiais excedentes de outras atividades, como efluentes urbanos e industriais, resíduos agrícolas, resíduos da indústria madeireira, óleos vegetais, sobras de cascas de diversos frutos e vegetais, etc. Fontes de baixo custo e de fácil acesso.

Contras – Elevado custo de implementação e instalação dos equipamentos industriais. Dificuldade no armazenamento da biomassa sólida. Grandes impactos em áreas verdes, devido à retirada de cobertura vegetal em terrenos. Impacto na fauna e flora locais. Efluentes poluentes, quer líquidos, quer gasosos como por exemplo óxidos de nitrogénio e enxofre, que potenciam chuvas ácidas.

Energia de Biocombustíveis

Prós – Produzidos a partir de fontes naturais e renováveis, como por exemplo a cana-de-açúcar, cereais como a soja ou milho, gordura animal, ou metano proveniente da decomposição de excedentes orgânicos da agricultura. Diminuição de dependência relativamente aos combustíveis fósseis. Equilíbrio relativamente à emissão de gases de efeito estufa quando são obtidos a partir de plantas que absorvem CO2.
Contras – Elevado consumo de energia na sua produção de biocombustíveis além de se basear em culturas intensivas e extensivas que necessitam de elevadas quantidades de água e empobrecem os solos além de terem um enorme impacto na biodiversidade. Desflorestação de grandes áreas. Produção de óxido de azoto, que é um efluente gasoso resultante do processo da sua combustão o qual potencia o aquecimento global. Ao direcionar-se a produção agrícola para este sector existe o risco elevado de aumento do custo de produtos agrícolas para consumo humano.

Como referido no início deste artigo, “não há bela sem senão”.

A investigação, busca e desenvolvimento de energias amigas da vida e do ambiente têm muito que evoluir. Existem com certeza melhoramentos a fazer naquelas que já identificámos e utilizamos, haverá, porém, um imenso universo de possibilidades à nossa espera no Cosmos, desde o aproveitamento das radiações cósmicas até, quiçá, da velocidade da rotação ou translação da Terra. Se formos curiosos e inventivos usando sapiência, teremos muitas possibilidades à nossa espera. Sejamos ambiciosos mas conscientes, pensando sempre na vida da Terra e na nossa própria sobrevivência.

Paulo Gil Cardoso/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER