AmbienteBlog

Emergência Climática Global G7 – “Um Plano para um Plano”

Terra Viva

“Perante a tempestade perfeita, as democracias mais ricas do mundo responderam com um plano para fazer um plano”. Frase irónica de Laurence Tubiana, negociador francês do Acordo de Paris, relativamente ao resultado final da cimeira dos G7 no fim de semana passado em Carbis Bay, Inglaterra.

Emergência Climática Global-mundo-mileniostadium
Créditos: DR

Apesar da anunciada a intenção de contribuir com mais dinheiro para as apoiar os países mais pobres nas mudanças necessárias, procurando um objetivo de 100 mil milhões de dólares anuais, no comunicado final da cimeira dos sete países mais industrializados do mundo não houve anúncio de medidas específicas. Apesar do acordo conseguido no dia 12, de apoiar com esta verba os países mais pobres a reduzir as emissões de carbono, apenas dois dos sete países demonstraram firmes promessas de o fazer.

Após o encerramento da cimeira, o Canadá anunciou que duplicaria a sua contribuição para a mitigação das alterações climáticas, nos próximos cinco anos, passando esse valor para 4,4 mil milhões de US dólares. Por sua vez, também a Alemanha anunciou que elevaria o seu contributo de dois mil milhões de Euros para seis mil milhões de euros (7,26 mil milhões de USD), o mais tardar até 2025.

Na perspetiva das organizações ambientalistas e da comunidade científica em geral, continuamos com falta de ação à altura do problema das alterações climáticas provocadas pelas atividades humanas. Estes grupos afirmam que deveríamos estar a agir mais rapidamente e mais energicamente.

David Attenborough dirigiu um apelo em vídeo ao G7 que passo a citar:

“We know in detail what is happening to our planet, and we know many of the things we need to do during this decade”.

“Tackling climate change is now as much a political and communications challenge as it is a scientific or technological one. We have the skills to address it in time, all we need is the global will to do so”.

“Sabemos detalhadamente o que está a acontecer com nosso planeta e sabemos muitas das coisas que precisamos fazer durante esta década”.

“Lidar com as mudanças climáticas é agora um desafio tanto político e de comunicação quanto científico ou tecnológico. Temos os conhecimentos para resolver isto a tempo, tudo o que necessitamos é a vontade global para o fazer”.

Já não existem dúvidas sobre o aquecimento global, as alterações climáticas ou a perda de biodiversidade. A desestabilização do no nosso planeta é evidente, receia-se que alguns impactos atingiram já o ponto de não retorno, como é o caso da perda da cobertura de gelo na Gronelândia. Alguns dos cenários futuros que se perspetivam são assustadores. Muitos dos impactos, no frágil equilíbrio da Terra, são ainda imprevisíveis, não se adivinhando, no entanto, que sejam favoráveis à natureza ou à civilização humana. Senhores políticos, por favor ouçam a comunidade científica e passem sem demoras à ação.

Paulo Gil Cardoso/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER