Ambiente

Deixe a sua casa a brilhar de forma natural, económica e sustentável

Deixe a sua casa a brilhar-saude-mileniostadium
Créditos: DR

Sustentabilidade é a palavra do momento. Cada vez mais precisamos de rever a nossa capacidade de interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Para que isso aconteça, é necessário mudar alguns dos nossos hábitos. A lista é longa, mas para comecar, vamos falar dos produtos de limpeza que temos em casa. Já pensou na quantidade de químicos que espalha pela sua casa todos os dias ao limpar e higienizar objetos ou superfícies? A realidade é que controlar os ingredientes destes produtos pode ser complicado: encontramos fórmulas químicas, combinações agressivas para a saúde e que também degradam o meio ambiente. A melhor opção neste caso parece ser escolher marcas ecológicas, mais amigas do planeta e do nosso corpo. No entanto, muitas vezes estas opções são também mais caras. Então, como transformar os nossos produtos de limpeza em bens mais sustentáveis sem prejudicar o nosso orçamento? O desafio pode parecer difícil, mas não é! Existem alternativas fáceis, rápidas e económicas que rompem estes paradigmas da sociedade de consumo. A verdade é que não precisa de andar pelo corredor de limpeza do supermercado para encontrar as melhores opções para deixar a sua casa a brilhar. Basta abrir a sua despensa! Há imensos produtos de limpeza caseiros e naturais que fazem um trabalho fabuloso de limpeza, desinfecção e remoção de manchas.

A magia do vinagre de cidra

O vinagre limpa e remove odores tão bem quanto a maioria dos produtos de limpeza multiusos. A receita é misturar partes iguais de água e vinagre num borrifador. Use esta solução para limpar a maioria das áreas da sua casa. Claro que deve estar preocupado com o cheiro a vinagre, mas descanse. O odor desaparece completamente quando seca, como que por magia. Esta solução é ótima para a casa de banho: use para limpar o chuveiro, a sanita e as bancadas. Também pode utilizar para limpar o chão, uma vez que esta solução irá remover a espuma de sabão e manchas de água dura nas superfícies, deixando-as brilhantes e bonitas. Se tiver marcas difíceis de remover, use vinagre puro nessas áreas. Na cozinha, esta mistura é ideal para limpar o fogão, eletrodomésticos e superfícies da bancada. Pode ainda utilizar na sua lavandaria, uma vez que o vinagre funciona como um amaciante natural. É especialmente útil para famílias com alergias ou pele sensível.

A ação terapêutica dos aromas naturais

Para eliminar os maus cheiros da casa e deixar de usar spray ou outros produtos químicos que frequentemente têm aerossóis que podem danificar a nossa saúde, prepare este aromatizador super simples. Vai precisar apenas de um frasco de vidro com tampa de metal, como a tradicional mason jar ou outro recipiente semelhante. Encha 1/4 do frasco com bicarbonato de sódio e adicione oito gotas de um óleo essencial da sua preferência. Pode ainda optar por uma combinação de óleos, como lavanda, camomila e laranja ou qualquer outra que lhe agrade. Feche com a tampa e misture bem os ingredientes, agitando. Com um prego, faça um buraco na tampa. Coloque o produto onde você desejar e, quando acabar a fragrância, repita o procedimento. Além de ter um produto natural, ainda vai beneficiar dos efeitos da aromaterapia, com estas fragrâncias a preencher gentilmente o ambiente.

A eficácia do sumo de limão

O sumo de limão é outra substância natural que pode ser usada para limpar sua casa. Pode ser usado para dissolver espuma de sabão e depósitos de água dura, e é ótimo para lustrar os metais. O sumo de limão também pode ser usado para tratar nódoas, devido às suas qualidades naturais de branqueamento. No entanto, atenção, isso também pode ser uma desvantagem. É uma boa ideia testá-lo primeiro numa área escondida. Para criar agentes de limpeza ainda mais eficazes,  misture o sumo de limão com vinagre ou bicarbonato de sódio, formando uma pasta que pode aplicar. Experimente ainda cortar um limão ao meio e polvilhar o bicarbonato de sódio na parte cortada. Use essa metade para esfregar pratos, superfícies e manchas.

A potência do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos produtos de limpeza mais versáteis e um potente exterminador de maus cheiros! Ele pode ser usado para esfregar superfícies da mesma forma que os produtos de limpeza não abrasivos comerciais. O bicarbonato de sódio também é excelente como desodorizante. Coloque uma caixa no frigorífico e no congelador para absorver os odores. Este é um dos usos mais comuns, mas ele pode ser deixado onde precisar de ação desodorizante: no balde do lixo, na lavandaria e até mesmo dentro dos ténis. O bicarbonato de sódio também é um ótimo complemento para lavar roupas com mau cheiro. Deite uma chávena do pó diretamente no tambor da máquina e verá o efeito.

A frescura do óleo de tea tree

Esta é uma solução que além de ter um aroma extraordinariamente fresco, ainda é  antiviral, antibacteriana e antifúngica. Eis algumas soluções: para se livrar do mofo, adicione duas colheres de chá de óleo e dois copos de água num frasco de spray e pulverize-o no local. Uma colher de sopa do óleo pode ser adicionada a três copos de água para fazer uma solução de limpeza multiusos. A mistura pode ser pulverizada em loiça de casa de banho, bancadas e lavatórios para limpar e desinfetar. Já que falamos em limpeza, porque não falar em limpeza da pele? Lave o rosto e aplique o óleo diluído diretamente, ele é bom para tratar acne e manchas. Se o seu problema for caspa, adicione algumas gotas do óleo no shampoo todos os dias para se livrar dela.

O brilho do óleo de côco

Este ingrediente pode ser usado para dar brilho, tirar manchas e ainda funciona como hidratante de móveis e madeira. Polir peças com óleo de côco ajuda a hidratar os materiais, mantendo-os com aparência de novos. Para amenizar manchas em móveis de madeira, misture óleo de côco e sumo de limão na mesma proporção e aplique sobre a superfície desejada. O óleo de côco também ajuda a tirar aquelas pastilhas elásticas coladas em tapetes, roupas e até mesmo no cabelo. Basta saturar a área com o líquido e puxar lentamente a goma da superfície. Além de ser tão útil, vale a pena ressaltar que este ingrediente vai deixar a sua casa com um aroma divinal!

Telma Pinguelo /MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER