Uncategorised

Os fora da lei

Photo: @copyright

Ora viva, bom dia, e bom fim de semana. Mais um mês a sair de “cena” e o Natal na iminência de nos entrar porta dentro, sem pedir licença.

E a vida a passar sem olhar para trás…

Esta semana, em cima da mesa desta edição do Milénio está um tema relacionado com a justiça criminal, que é muito vulgar acontecer – “Setting bail”, ou seja colocar quem infringe a lei em liberdade ainda que seja momentânea, enquanto aguarda julgamento, o que pode significar que essa pessoa se sente “livre” para voltar a infringir a lei.

O nosso sistema judicial está a ficar banalizado, mas não é de agora. Um pais como o Canadá não acarta condições a todos os níveis para manter os “fora da lei” onde eles merecem ficar, na prisão. E que precedente esta realidade está a criar na sociedade, graças a esse mesmo sistema? Gera-se um sentimento de impunidade… “olha, fazemos o que queremos e não somos punidos porque não há condições de nos manterem aprisionados”.

Se eu tivesse algum poder, esse sistema seria um pouco diferente. Se foste preso por justa causa, vais ficar preso até o dia do teu julgamento. Se fores condenado, vais cumprir a pena na íntegra, vais trabalhar arduamente para aprenderes que todo o cidadão tem o direito a uma vida digna, andar na rua ou mesmo estar em sua casa e viver sem o “medo”, infringido em nós numa sociedade débil e fora de controlo. 

Ensinar, reeducar, também, mas creio que este problema vai muito mais além que isso. Infelizmente para todos nós, e digo mesmo para todos nós, temos uma sociedade corrupta e viciada no menos bom. Enquanto os policias, tribunais e juízes, (o tal chamado sistema”) não tomarem uma posição mais acertada, será tudo mais do mesmo, com tendência a piorar. Mais não digo,

Fiquem bem e até já,

Cristina Da Costa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER