Uncategorised

Casa do Alentejo Community Centre: 39ª Semana Cultural Alentejana de Toronto

 

A sala do restaurante da Casa do Alentejo começou a encher ainda era cedo, cada vez eram mais os representantes de clubes e associações membros da Aliança indiciando, desde logo, que iríamos assistir a um Conselho de Presidentes com um número recorde de presenças. E assim foi, de facto – presentes 26 membros dos 33 que integram a Aliança de Clubes e Associações Portuguesas de Ontário.

Na agenda, para além da aprovação do Relatório de Atividades e Contas referentes ao ano de 2023, estava a eleição de novos corpos gerentes, para além de outros assuntos de interesse da instituição. A afluência inusitada terá tido como principal motivo o facto de, pela primeira vez, se apresentarem aos membros duas listas, que se propunham liderar o destino da ACAPO para os próximos tempos.

Mesmo antes do Conselho iniciar os seus trabalhos, José Maria Eustáquio, presidente da ACAPO há muitos anos, e recandidato à direção da Aliança, mostrava a sua satisfação por ver que o salão da Casa Do Alentejo iria ficar com as cadeiras todas ocupadas – “isto mostra o movimento e interesse pela continuação da cultura portuguesa. Também representa e mostra que a família de Aliança, composta por 33 membros, está cada vez mais unida e está a perceber que nós estamos a passar uma ponte para um próximo futuro, que está quase a bater à porta. Que é fundamental para a continuação desta organização.” Por outro lado, Paulo Pereira, ex-presidente da Associação Cultural do Minho de Toronto e atualmente membro da direção da Casa do Benfica de Toronto, decidiu encabeçar uma lista para protagonizar o que classificou como mudança necessária. Também se mostrava particularmente satisfeito com a presença de tantos membros da Aliança num momento decisivo e explicou-nos porquê – “eu acho que a minha candidatura já conseguiu uma vitória. Porque eu não me lembro de uma Assembleia Geral tão composta, com tantas pessoas de clubes e associações. Isto demonstra que o interesse da comunidade, pelo futuro. A democracia ganha, a comunidade fica a ganhar seja qual for a decisão de hoje”.
O Conselho de Presidentes da ACAPO, foi desta vez particularmente longo e particaipado. Houve quem falasse em defesa de José Maria Eustáquio, mas também quem se levantasse para dizer que depois de anos de muito bom trabalho, chegou a hora de sair da instituição para garantir o futuro da mesma. Finalmente depois de muita discussão sobre a forma como deveria decorrer a votação – de braço no “ar” ou voto secreto – a presidente do Conselho de Presidentes optou por colocar nos membros com direito a voto a decisão e assim se procedeu a votação secreta. O resultado não deixou dúvidas: lista apresentada por José Maria Eustáquio – 53 votos; lista proposta por Paulo Pereira – 21 votos.

 

 

No final, Eustáquio surpreendeu todos com uma pergunta: “Paulo aceitas integrar a direção da ACAPO?”. Paulo Pereira, depois de um breve silêncio, falou para dizer que sim. Todos os presentes saudaram o momento com uma salva de palmas.

No final, em declarações à comunicação social presente, os dois explicaram as respetivas posições – JM Eustáquio: “eu disse logo no início que eu queria que juntássemos interesses, juntássemos pessoas que têm carinho por esta comunidade, que têm paixão por esta comunidade. E disse tudo faria para conseguir a união. Esta família da Aliança é mais unida do que muitos pensam. Isto foi provado aqui dentro.”; Paulo Pereira: “eu acho que isto é começo da ACAPO 2.0. Acho que vou continuar a ser a voz deste debate sobre os pontos que levantei na minha campanha e dar seguimento a um projeto importante. Eu tenho muito que aprender com a direção que foi eleita e espero continuar a servir a comunidade para bem da nossa comunidade.”
Como a lista proposta por Eustáquio só tinha a indicação dos nomes propostos para a direção, omitindo os cargos de cada um, perguntámos ao proponente quem será afinal o próximo presidente da ACAPO – “agora a comissão que foi apresentada e divulgada aqui é que vai decidir. Como eu tinha dito, eu não tenho interesse em ficar dois anos, mas vou ajudar esta direção para ter grande sucesso e continuar aquilo que a comunidade merece, que é a melhor organização que existe na comunidade portuguesa no Ontário”.

MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER