Uncategorised

Aumento de roubo de carros preocupa moradores de Toronto. O que dizem a polícia e as seguradoras

milenio stadium - flashy-police-cruiser-emergency-assistance-2021-08-30-08-18-45-utc

 

Nas últimas semanas um tipo específico de crime vem ganhando as manchetes e preocupando os motoristas de Toronto e da região metropolitana: o chamado carjacking, que consiste no roubo de carro que envolva o uso de uma arma por parte do criminoso. Só nos primeiros cinco meses deste ano já foram registrados em Toronto cerca de 100 crimes desse tipo, um aumento considerável se compararmos com 2021, quando ao longo de todo o ano aconteceram 103 ocorrências desse tipo segundo dados oficiais. Para se ter uma ideia, no dia 26 do mês passado, em Scarborough, foram quatro roubos de carro num período de duas horas.

Na tentativa de conter esses crimes a polícia de Toronto criou uma unidade de trabalho para se concentrar na investigação e prevenção dos roubos armados de veículos. Segundo a Toronto Police Service já foram recuperados 17 veículos roubados e foram efetuadas duas prisões desde então. O autarca John Tory emitiu uma carta aberta na semana passada aos governos federal e provincial, pedindo recursos adicionais para a Polícia de Toronto. No documento, Tory disse que todos os níveis de governo precisam trabalhar juntos para melhorar a segurança pública na cidade.

Essas são ocorrências que preocupam e deixam em alertas as autoridades de segurança e que claro, afetam diretamente as vítimas, no caso os proprietários de veículos. Além de terem que reforçar a atenção e os cuidados na hora de estacionar ou quando retornam aos seus carros, também podem sofrer impactos financeiros, seja pelo roubo em si ou seja pelo fato de poderem vir a pagar mais caro pelo seguro.

Nossa reportagem entrou em contato com o diretor e responsável pelas Relações Governamentais da Seguradora CAA, Elliott Silverstein, que recomendou que diante dessa onda de crimes os proprietários de veículos estejam atentos a que tipo de cobertura têm ou até reflitam sobre a necessidade de ampliar os contratos atuais. Em relação a um futuro aumento no valor das apólices devido ao crescimento de carjackings na GTA, o que os especialistas dizem ser uma tendência nesse mercado, o representante da CAA preferiu não fazer previsões e disse apenas que a companhia acompanha a situação através das notícias veiculadas na mídia.
O representante da CAA lembra aos motoristas que é preciso minimizar os riscos e faz algumas recomendações como: o uso de dispositivos antifurto, estacionar o carro em locais bem iluminados e seguros, caso estacione do lado de fora da sua casa é recomendada a instalação de câmeras de videovigilância, certifique-se de ter um imobilizador instalado (dispositivo eletrônico de segurança que só dá partida no motor se a chave correta estiver presente), use um sistema rastreador e mantenha as portas trancadas.

Para orientar os proprietários de automóveis a como se comportar em situações desse tipo e atualizar o que vem sendo feito pela polícia para combater e prevenir essas ações criminosas, confira abaixo uma entrevista com um representante do Departamento de Comunicação da Toronto Police Service.

Milénio Stadium: Recentemente tem-se verificado um aumento de crimes de carjacking na GTA. O que faz a polícia quando é participada uma situação dessa natureza?
Departamento de Comunicação da TPS: O esquadrão Hold Up investiga casos de roubo de carro com o uso de uma arma ou onde o modus operandi se encaixa em uma investigação que está em andamento. Os suspeitos geralmente têm como alvo veículos de alto valor, que quase sempre são vendidos para obtenção de lucro, e esses criminosos podem usar técnicas sofisticadas e ter vínculos com o crime organizado.

MS: Podemos considerar que estamos perante uma situação de crime organizado?
TPS: Os investigadores estão trabalhando ativamente para estabelecer quaisquer ligações entre os casos registrados e continuam a analisar qualquer evidência. Policiais uniformizados e à paisana patrulham áreas da cidade onde esses roubos vem acontecendo com mais frequência e continuam a efetuar prisões nessas investigações. A Hold Up também trabalha com divisões da TPS que dão atenção especial a essas áreas mais visadas e são um recurso vital em nossas investigações. Conforme anunciado anteriormente, o Serviço também criou uma Equipe de Apoio à Investigação do Crime Organizado, que fornecerá uma resposta direcionada a crimes com tendencia de crescimento, incluindo o aumento de roubos de automóveis. Aproximadamente $ 2,3 milhões do orçamento do TPS foram realocados para financiar essa equipe, que inclui investigadores de diferentes níveis e funções além de apoio civil para essa equipe.

MS: Que conselhos dá a alguém que possa vir a ser alvo de carjacking? Como devem reagir?
TPS: Esse tipo de crime pode ter um forte impacto nas vítimas, não importando se forem fisicamente feridas ou não, e continuaremos a identificar suspeitos, acusá-los e devolver os veículos aos seus proprietários. Essas são algumas dicas de segurança que podem ajudar a proteger o público desses crimes de oportunidade:
• Se alguém tentar roubar seu veículo, por favor, entregue-o. Não discuta nem resista. A sua segurança vale mais do que um carro.
• Se dirija a um local seguro e chame a polícia imediatamente.
• Mantenha as portas do veículo trancadas o tempo todo e, se você se sentir ameaçado, acione o alarme do carro ou ligue para o 9-1-1.
• Esteja atento à sua volta, tente estacionar em áreas iluminadas e mantenha objetos de valor fora de vista.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER